09 de Fevereiro de 2024
Roturas em condutas de abastecimento de água no Faial
Incentivo

jornalincentivo@gmail.com
101

A Câmara Municipal da Horta informa que durante a presente semana sucederam-se várias ocorrências relacionadas com o setor de águas, nomeadamente roturas em condutas adutoras, condutas distribuidoras e ramais de abastecimento de água.

“O Município procurou atender à resolução das ocorrências com a maior eficácia e brevidade possível, mesmo sob condições bastante adversas” afirmou o Vereador Eduardo Pereira, evidenciando que “as roturas estão relacionadas com o estado físico das condutas, natureza do terreno envolvente e acidentes de viação”.

No dia 4 de fevereiro, domingo, foi identificada uma rotura na conduta adutora localizada em São Lourenço, freguesia dos Flamengos, responsável pelo transporte de água das nascentes, proveniente do reservatório da Rua Nova, para a caixa de São Lourenço e reservatório do Paiol. A reparação ocorreu em zona de pasto, sendo que o estado de saturação dos terrenos e a acumulação da água proveniente da rotura dificultou o processo de reparação que ocupou todo o dia.

No dia 6 de fevereiro, terça-feira, foi identificada uma rotura na adutora das Amoreirinhas, na freguesia da Feteira, que é responsável pelo transporte de água proveniente do reservatório do Cimo da Granja para a caixa que se localiza no topo da rua das Amoreirinhas e para o reservatório da Fonte do Rego. A reparação foi executada durante todo esse dia, e só foi possível concluir no dia seguinte. Os trabalhos foram sempre executados sob condições climatéricas adversas, no sentido de garantir o abastecimento aos moradores da Rua das Amoreirinhas.

Ainda no dia 6 de fevereiro foi identificada e reparada uma rotura num ramal de ligação de água na freguesia de Castelo Branco, na zona da Lombega, relacionado com um acidente de viação, que obrigou à reconstrução de todo o ramal de abastecimento de água.

No dia 7 de fevereiro foi identificada uma rotura na conduta distribuidora no Bairro Casimiro Gonçalves, na freguesia de Castelo Branco, que obrigou à abertura de vala em zona edificada, o que exigiu muito trabalho de máquinas e de mão de obra. Também neste caso as condições meteorológicas dificultaram a reparação, tendo-se, no entanto, conseguido reparar a ocorrência no próprio dia.

Ainda durante o dia 7 de fevereiro, foi identificada uma rotura na conduta de abastecimento de água na rua de Dentro, na freguesia das Angústias, relacionada com o avançado estado de degradação da conduta. A referida conduta é muito antiga e é intenção do Município substituir a mesma.

No dia 8 de fevereiro ocorreu mais uma rotura na conduta de distribuição de água na Rua Jaime Lopes Feijó, devido à abertura de uma vala na empreitada em curso na zona. A reparação da mesma foi executada no próprio dia.

Também no dia 8 de fevereiro houve um corte de abastecimento de água na zona da Miragaia, freguesia de Pedro Miguel, devido a problemas elétricos ocorridos na zona do Chão Frio, que impossibilitaram o correto funcionamento da estação elevatória do local, provocando a interrupção do fornecimento da água.

Ainda no dia 8 de fevereiro, decorrente da empreitada em curso no Tecnopolo (antiga fábrica do peixe), ocorreu mais uma rotura na ligação de água ao edifício, provocando um corte de abastecimento de água na zona da Horteco e Pasteleiro.

O Vereador com o pelouro das águas afirmou que “o estado de degradação das condutas está a obrigar a um esforço significativo do pessoal operacional todos os dias da semana, inclusivamente sábados e domingos a qualquer hora do dia ou da noite, pelo que só com a colaboração e dedicação incondicional destes trabalhadores tem sido possível manter o abastecimento de água aos munícipes durante todo o processo de reparação”.

Eduardo Pereira deu ainda nota de que “o Município investiu, nos últimos dois anos, no setor das águas, cerca de um milhão e meio de euros, sendo fundamental manter o esforço de investimento para assegurar uma melhoria efetiva do abastecimento de água à população e minimizar as perdas de água, a despesa e o esforço acrescido dos recursos humanos municipais”.

A Câmara Municipal da Horta informa que durante a presente semana sucederam-se várias ocorrências relacionadas com o setor de águas, nomeadamente roturas em condutas adutoras, condutas distribuidoras e ramais de abastecimento de água.

“O Município procurou atender à resolução das ocorrências com a maior eficá…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Universidade de Aveiro faz descoberta para diagnóstico e tratamento de Alzheimer
.
Homologados cursos da Escola do Mar dos Açores
.
PSD/Madeira quebra coligação com CDS-PP e avança sozinho se houver eleições
.
Observação de aves dinamiza turismo na pequena ilha do Corvo
.