09 de Fevereiro de 2024
9 de fevereiro
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
65

1856 - É lançado, em Lisboa, O Asmodeu, semanário burlesco e não político.

1857 - D. Pedro V autoriza a instalação em Portugal da Congregação de São Vicente de Paulo, pela Sociedade Protectora dos Órfãos Desvalidos.

1885 - Nasce o compositor austríaco Alban Maria Johannes Berg, Alban Berg, autor de "Wozzeck" e "Lulu", nome essencial da Segunda Escola de Viena, com Arnold Schoenberg e Anton Webern.

1895 - O voleibol é criado pelo norte-americano William George Morgan.

1893 - A ópera "Falstaff", de Verdi, estreia-se no teatro Scala de Milão.

1909 - Nasce, em Marco de Canavezes, a atriz e cantora Maria do Carmo Miranda da Cunha, Carmen Miranda.

1914 - Toma posse como presidente do Ministério, ministro dos Negócios Estrangeiros e do Interior, Bernardino Machado.

1919 - Morre, com 72 anos, o filósofo português Francisco Adolfo Coelho.

1943 - II Guerra Mundial. Termina a batalha de Guadalcanal, com a vitória das forças norte-americanas.

1961 - Primeiro concerto dos Beatles no Cavern, em Liverpool.

1965 - A Embaixada dos Estados Unidos em Moscovo é atacada por estudantes vietnamitas e chineses, em protesto contra a ação militar norte-americana no Vietname.

1969 - O primeiro avião de passageiros “Wide body” do mundo, com alcunha de Jumbo, voa pela primeira vez e torna as viagens aéreas acessíveis a milhões de pessoas.

1970 - Por iniciativa de Rogério Martins, secretário de Estado da Indústria desde 1969, realiza-se em Lisboa o Colóquio sobre Política Industrial, que marca a chamada "viragem tecnocrata" da política económica portuguesa.

1973 - A República Democrática Alemã é reconhecida pela França e Reino Unido.

1975 - Reforma agrária. Realiza-se a Conferência dos Trabalhadores Agrícolas do Sul, em Évora, que clama a "liquidação dos latifúndios" e a entrega da "terra a quem a trabalha".

- Começa uma greve na Rádio Renascença.

1977 - A Espanha e a URSS estabelecem relações diplomáticas.

1981 - Morre, com 55 anos, o músico norte-americano William John Clifton Haley, Jr, Bill Halley, autor de "Rock Around the Clock".

1984 - É ratificado o acordo entre Portugal e Espanha para a construção da ponte internacional sobre o rio Minho.

- Morre, com 69 anos, o Presidente soviético, Yury Vladimirovich Andropov.

1985 - O Governo sul-africano cria áreas comerciais abertas a várias etnias, em 44 cidades brancas do país, no âmbito da política segregacionista.

1988 - Morre, aos 67 anos, a locutora Maria Leonor, pioneira da rádio e da televisão em Portugal.

1993 - Demite-se Colin Powell, chefe das Forças Armadas dos Estados Unidos, por se opor à entrada de homossexuais no Exército norte-americano, aprovada pela administração do Presidente, Bill Clinton.

1995 - Pedro Santana Lopes, ex-secretário de Estado da Cultura, formaliza a candidatura à liderança do PSD.

1999 - Presidente indonésio, Jusuf Habibie, assina o decreto que autoriza a transferência do presidente do Conselho Nacional da Resistência timorense, Xanana Gusmão, da prisão de Cipinang para uma residência fixa na zona central de Jacarta, sob supervisão da ONU.

2001 - Após 10 meses de negociações, Governo português, centrais sindicais e organizações patronais assinam, pela primeira vez em 10 anos, dois acordos sobre políticas de emprego, formação, educação e higiene e segurança no trabalho e combate à sinistralidade.

2002 - Morre, com 71 anos, a princesa Margarida de Inglaterra, irmã da rainha Isabel II.

2006 - O Governo sul-africano reabre o inquérito ao desastre aéreo que vitimou o Presidente de Moçambique Samora Moisés Machel (1933-1986), em outubro de 1986.

2007 - O fotógrafo norte-americano Spencer Platt, da agência Getty Images, vence o 1.º Prémio do World Press Photo 2006.

- Morre, com 72 anos, o ator escocês Ian William Richardson, vencedor do Bafta por “House of Cards”.

- Morre, aos 87 anos, Alejandro Campos Ramírez, conhecido como Alejandro Finisterre, poeta e editor espanhol, inventor do jogo dos matraquilhos, perseguido pelo franquismo.

2008 - O Supremo Tribunal do Estado de Nebraska, Estados Unidos, sentencia que a eletrocussão é uma punição "cruel e invulgar", ilegalizando a cadeira elétrica no único estado que ainda a utilizava para a pena capital.

- Dezenas de milhares de pessoas manifestam-se em Ancara, Turquia, contra um projeto de levantamento da proibição do véu islâmico nas universidades, apresentado pelo Governo turco como uma reforma necessária no caminho para a adesão à União Europeia.

2010 - O Parlamento Europeu aprova a nova equipa da Comissão Europeia liderada por José Manuel Durão Barroso.

2012 - O juiz espanhol Baltazar Garzon é proibido de exercer durante 11 anos pelo Tribunal Supremo de Madrid, no âmbito de um caso relacionado com alegadas escutas ilegais.

- Morre, aos 84 anos, Manuel Coelho dos Santos, advogado e escritor, lutador antifascista e defensor de vários oposicionistas ao salazarismo.

2014 - Os suíços decidem em referendo voltar a limitar a entrada de cidadãos de países da União Europeia, impondo quotas anuais à imigração e à mão-de-obra estrangeira no país.

2015 - Morre, com 81 anos, Alfredo Guedes, o primeiro fadista a gravar versos de António Aleixo.

2016 - Os deputados franceses aprovam uma controversa alteração à Constituição que prevê a inscrição na Lei fundamental francesa da figura da retirada da nacionalidade. 

- Morre, aos 74 anos, Graham Moore, antigo futebolista galês que integrou o Cardiff City, Chelsea e Manchester United.

2020 - O número de mortes pelo novo coronavírus (covid-19) na China supera as mortes por SARS - Síndrome Respiratório Agudo Severo, de 2002-2003, com 811 mortes.

- Morre, aos 84 anos, Mirella Fregni (Freni), cantora de ópera italiana.

2021 - A sonda espacial Amal ‘Esperança’ entra na órbita de Marte, um feito para os Emirados Árabes Unidos, que se estreiam com sucesso em missões interplanetárias.

- Morre, aos 79 anos, Chick Corea, pianista e compositor de jazz norte-americano com ascendência espanhola. Recebeu ao longo da sua carreira duas dezenas de prémios musicais Grammy.

2022 - Morre, aos 101 anos, Jaime Serra, dirigente comunista, deputado à Assembleia Constituinte, membro do Comité Central do Partido Comunista Português, de 1952 a 1996. Em junho de 1962 auxiliou a saída clandestina do país de Agostinho Neto e Vasco Cabral. Entre 1971 e 1974 fez parte da direção da Ação Revolucionária Armada.

- Morre, com 77 anos, Betty Davis, modelo, cantora e compositora de música funk norte-americana, fundiu os ritmos soul, jazz e R&B. Foi casada com Miles Davis.

- Morre, aos 75 anos, Ian McDonald, musico britânico, cofundador da banda de rock King Crimson e do grupo Foreigner.

2023 - O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, insiste que a adesão à União Europeia “é o caminho para casa” e a vitória na guerra “é obrigatória”, sob pena de a maior “força antieuropeia” acabar com “o modo de vida europeu”, num discurso no Parlamento Europeu.

- Em Bruxelas, o primeiro-ministro, António Costa, disponibiliza ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a rede diplomática portuguesa, nomeadamente em África e na América Latina, para apoio logístico a ações diplomáticas de Kiev.

1856 - É lançado, em Lisboa, O Asmodeu, semanário burlesco e não político.

1857 - D. Pedro V autoriza a instalação em Portugal da Congregação de São Vicente de Paulo, pela Sociedade Protectora dos Órfãos Desvalidos.

1885 - Nasce o compositor austríaco Alban Maria Johannes Berg, Alban Berg,…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
UE atualiza regras para capturas de atum, incluindo nos Açores
.
Três sismos sentidos na terça-feira na ilha Terceira
.
Bolieiro entrega amanhã composição do novo executivo a Pedro Catarino
.
Homologados cursos da Escola do Mar dos Açores
.