08 de Fevereiro de 2024
8 de fevereiro
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
64

1774 - É criada a Fábrica de Camurças, Pelicas e Pergaminhos do Porto.

1828 - Nasce o escritor francês Jules Verne, conhecido nos países de língua portuguesa como Júlio Verne, autor de "20 mil Léguas Submarinas" à "Volta ao Mundo em 80 Dias".

1840 - Almeida Garrett profere o célebre discurso do Porto Pireu, em defesa do pensamento liberal e do Governo do conde de Bonfim.

1860 – Morre, com 33 anos, o poeta romântico António Augusto Soares de Passos.

1861 - Formação dos Estados Confederados da América, com a reunião dos Estados do Sul, pró-esclavagistas, na base da guerra da secessão dos EUA.

1888 - A Cartilha Maternal de João de Deus é reconhecida como projeto de interesse para a Instrução Pública nacional pela Câmara dos Deputados.

1908 - Funerais de D. Carlos e do príncipe herdeiro Luís Filipe, em Lisboa.

1915 – Estreia de “O Nascimento de Uma Nação”, de D.W.Griffith, em Los Angeles.

1916 – Nasce o Movimento Dadá, movimento artístico da chamada vanguarda moderna, iniciado em Zurique e formado por um grupo de escritores, poetas e artistas plásticos.

1917 - Grande Guerra 1914-1918. As tropas portuguesas chegam à zona de Thérouane, na Flandres francesa.

1921 – Morre, aos 62 anos, o cantor lírico português Francisco de Andrade.

1926 - Morre, com 64 anos, o biólogo britânico William Bateson, um dos fundadores da Genética.

1931 – Nasce o ator norte-americano James Byron Dean, James Dean.

1933 – Morre, com 82 anos, o matemático português Francisco Gomes Teixeira.

1937 - Guerra Civil de Espanha. As forças do ditador Francisco Franco tomam a cidade de Málaga.

1940 - II Guerra Mundial. As SS de Adolf Hitler na Polónia impõem a morte de uma pessoa, escolhida aleatoriamente entre cada dez, em duas aldeias da Polónia ocupada.

1942 – Reeleição do Presidente, António Óscar de Fragoso Carmona. O poder real é detido por Oliveira Salazar.

1943 - II Guerra Mundial. O Exército Vermelho reocupa a cidade de Kursk, detida pelas forças nazis desde 11 de novembro de 1941.

1945 - II Guerra Mundial. As forças britânicas e canadianas atravessam a Linha Siegfried e chegam ao Reno. 

1951 – É fundado o Futebol Clube de Penafiel, pela fusão de dois clubes que à data denominavam como “União Desportiva Penafidelense” e “Sport Clube de Penafiel”.

1953 – É criado o Exército Popular da Coreia.

1962 – Cerimónia oficial, no Rio de Janeiro, Brasil, de incorporação do navio-escola Sagres na Marinha de Guerra de Portugal. O capitão-tenente Silva Horta assume o comando do navio, depois de haver sido o último comandante do antigo Sagres.

1973 - O arcebispo Makarios é proclamado Presidente da República do Chipre pela terceira vez.

1974 - Os confrontos ocorridos no Norte de Moçambique, em janeiro, justificam o lançamento do primeiro comunicado do Movimento dos Capitães, na defesa da democracia e de uma solução política para a "questão ultramarina".

1975 - O Governo português aprova o Programa de Ação Política e Económica, coordenado por Melo Antunes. A publicação em Diário da República ocorrerá a 23 de fevereiro.

1979 - Portugal e a República Popular da China estabelecem relações diplomáticas.

1982 - É extinto, decreto-lei n.º 41/82, o Secretariado Português para a Cooperação Económica e Técnica Externa.

1985 – Morre, aos 84 anos, o escritor português José Gomes Ferreira, jurista, cônsul de Portugal na Noruega (1925-1930), compositor, tradutor "Colecionador de Absurdos", "Poeta Militante", autor de "Aventuras de João Sem Medo".

1989 - Um avião norte-americano da Independent Air Corporation despenha-se na ilha de Santa Maria, nos Açores, provocando a morte de 145 pessoas.

1991 - É assinado o acordo de exploração do petróleo no Mar de Timor, Timor Gap, pelos governos da Austrália e da Indonésia.

2000 - A Câmara dos Comuns do Parlamento britânico aprova a suspensão do Governo autónomo do Partido Unionista do Ulster na Irlanda do Norte.

2001 – Morre, com 77 anos, o ator e cineasta português Artur Semedo.

2002 - O primeiro-ministro, António Guterres, dá a ordem de encerramento das comportas da barragem do Alqueva, via rádio, às 12:08, altura em que arranca o processo de enchimento da albufeira.

2003 – A fadista Marisa dos Reis Nunes, Mariza, é eleita a melhor artista da Europa, na categoria World Music, pela BBC Radio.

2004 - O robot norte-americano Opportunity da NASA recolhe imagens microfotográficas de um afloramento rochoso da superfície de Marte nas quais os cientistas esperam obter indícios da existência de água na sua formação.

- O Presidente norte-americano, George W. Bush, admite que Saddam Hussein não possuía armas de destruição maciça, numa entrevista à televisão norte-americana NBC.

2005 – Morre, com 79 anos, Jimmy Smith, organista de jazz norte-americano. O mestre do Hammond B3, que revolucionou o jazz nas décadas de 1950 e 1960.

2006 – Os 27 arguidos do processo Apito Dourado recebem o despacho de acusação. O líder da Liga de Clubes e presidente da Câmara de Gondomar, Valentim Loureiro, está indiciado por 26 crimes de corrupção ativa e dois crimes dolosos de prevaricação.

- A Bélgica é o 14.º Estado membro da União Europeia a ratificar o Tratado Constitucional europeu.

2007 – Os governos da China e de Moçambique assinam em Maputo vários acordos de cooperação, avaliados em cerca de 180 milhões de euros. Os acordos preveem o perdão da dívida de Moçambique à China, de cerca de 15,3 milhões de euros, e a disponibilização de um crédito de cerca de 31 milhões de euros pelo banco governamental chinês Exibank a Moçambique.

- O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, da Fatah, e o chefe no exílio do movimento radical islâmico Hamas, Khaked Mechaal, assinam um acordo para um governo de unidade nacional e um programa político, que visa terminar com a violência entre fações, durante uma cerimónia oficial na presença do rei Abdallah da Arábia Saudita.

- Morre, com 92 anos, Sérgio Vilarigues, antigo resistente antifascista e dirigente comunista., que esteve preso no campo prisional do Tarrafal, em Cabo Verde.

2008 - O principal partido no poder no Quénia e a oposição, Movimento Democrático Laranja, concordam em formar um governo conjunto num esforço para terminar semanas de violência, na sequência das eleições gerais de dezembro que causaram mais de um milhar de mortos e 250 a 300 mil deslocados.

- Morre, com 86 anos, a atriz e escritora sueca Eva Dahlbeck, que entrou em filmes de Ingmar Bergman (1918-2007) como "Segredos de Mulher" (1952), "Uma Lição de Amor" (1954) e "Sorrisos de uma Noite de Verão" (1955).

 2010 – Morre, aos 63 anos, a pintora, figurinista e cenógrafa Vera Castro.

2011 - O Al-Hilal FC Riade, da Arábia Saudita, é eleito o melhor clube de futebol da Ásia da primeira década do século XXI pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol.

2012 – Morre, aos 74 anos, John Fairfax, primeiro homem a atravessar o oceano a remos em 1969.

2013 – Morre, com 85 anos, Maria Luísa Torres Pires, pedagoga e uma das autoras de livros de leitura da instrução primária em Portugal.

2015 – O campeonato egípcio da primeira divisão de futebol é suspenso ‘sine die’ depois dos conflitos registados no Cairo, entre a polícia e adeptos do clube de futebol Zamalek, no primeiro encontro do campeonato egípcio aberto ao público depois de 2012, e que provocaram pelo menos 22 mortos.

- Morre, aos 80 anos, Filipe Pires, compositor português, um dos pioneiros da música eletroacústica em Portugal. Fez parte da equipa fundadora da agora Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

2017 - A Câmara dos Comuns do Reino Unido, numa votação de 494 contra 122 deputados, autoriza o Governo a iniciar as conversações negociais para o 'Brexit', a saída da União Europeia.

- Morre, aos 79 anos, Timothy John Behrens, pintor britânico que pertencia à chamada Escola de Londres, a par de Lucian Freud e Francis Bacon.

2019 - A nova lei da paridade em titulares de cargos políticos, que estabelece uma representação mínima de 40% de cada género, é aprovada em votação final por PSD, PS, Bloco e PAN e pela presidente do CDS-PP, Assunção Cristas.

- Um incêndio no centro de treino do Flamengo, clube do campeonato brasileiro de futebol, na zona oeste do Rio de Janeiro, provoca 10 mortos e três feridos.

- Morre, aos 87 anos, Jean-Thomas, Tomi Ungerer, ilustrador e escritor francês.

2020 - O filme "Invisível Herói", da realizadora luso-francesa Cristèle Alves Meira, é premiado como melhor filme europeu no Festival de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, em França.

- Morre, aos 67 anos, Zuraida Soares, antiga coordenadora e primeira deputada do Bloco de Esquerda nos Açores.

2022 - A Vodafone inicia o restabelecimento dos serviços base de dados móveis sobre a sua rede 4G, "na sequência de uma intensa e exigente operação de reposição". A operadora assume que foi alvo de um ciberataque a 07 de fevereiro.

- Morre, com 89 anos, Luc Montagnier, virologista francês, Prémio Nobel de Medicina em 2008, por conseguir isolar pela primeira vez o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

2023 - A portuguesa Maria Martins sagra-se campeã europeia de scratch, ao conquistar o ouro nos Campeonatos da Europa de ciclismo de pista, em Grenchen, na Suíça.

- Morre, aos 94 anos, Burt Bacharach, músico e compositor norte-americano. Vencedor de oito Grammys e de três Óscares, criou canções para vozes como Dionne Warwick, Aretha Franklin, Dusty Springfield, Tom Jones e outros.

1774 - É criada a Fábrica de Camurças, Pelicas e Pergaminhos do Porto.

1828 - Nasce o escritor francês Jules Verne, conhecido nos países de língua portuguesa como Júlio Verne, autor de "20 mil Léguas Submarinas" à "Volta ao Mundo em 80 Dias".

1840 - Almeida Garrett profere o célebre discurso do Porto Pireu, em …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Dormidas no turismo descem em janeiro apesar de aumento de hóspedes
.
Tomada de posse do novo Governo agendada para segunda-feira
.
Piloto Rodrigo Garcia destaca-se em campeonato de MX50
.
Açores batem todos os recordes no setor do turismo
.