07 de Fevereiro de 2024
7 de fevereiro
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
54

1812 - Nasce o escritor inglês Charles John Huffam Dickens, Charles Dickens.

1878 - Morre, aos 85 anos, o italiano Giovanni Maria, Papa Pio IX

1894 - Morre, com 79 anos, o fabricante de instrumentos musicais belga Antoine-Joseph Sax, Adolfo Sax, inventor do saxofone.

1900 - Criação da Comissão Representativa do Trabalho que dará origem ao Partido Trabalhista inglês.

1915 - António Manuel Pereira Ribeiro é sagrado bispo do Funchal. É a primeira sagração episcopal após a implantação da República.

1927 - Revolta do Reviralho, em Lisboa. A ação justifica a criação da Polícia de Informações, na base da PVDE/PIDE-DGS.

1943 - O Benfica vence o FC Porto por 12 a 2 em jogo do Campeonato Nacional da I Divisão, disputado no Campo Grande, em Lisboa.

1944 - II Guerra Mundial. Forças alemãs atacam a frente aliada em Anzio, Itália.

1947 - É rejeitada a proposta britânica para a divisão da Palestina em duas zonas, árabe e judaica, sob administração conjunta.

1952 - Morre, com 27 anos, o poeta português Sebastião da Gama, autor de "Serra-Mãe".

1962 - 298 mineiros morrem na explosão da mina de carvão de Saarbruecken, Alemanha Federal.

1964 - Estreia dos Beatles na televisão dos Estados Unidos. Quatro britânicos fazem um espetáculo visto por 73 milhões de pessoas.

1965 - Guerra do Vietname. Começam os bombardeamentos aéreos pela aviação dos Estados Unidos da América.

1974 - Independência de Granada, nas Antilhas.

1975 - É criado pelo Decreto-Lei 51/75 o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas Industriais.

1976 - O Governo português consagra o direito de licença de parto por 90 dias a todas as mulheres trabalhadoras.

1980 - Liberalização da rádio e da televisão na República Federal Alemã.

1984 - Membros da FP-25 assaltam uma viatura de transporte de valores no centro de Lisboa. O roubo atinge cerca 108 mil contos (cerca de 540 mil euros).

- Morre, aos 72 anos, o ator português Francisco Carlos Lopes Ribeiro, Ribeirinho, responsável pela estreia em Portugal de Samuel Beckett.

1985 - O capitão da polícia secreta polaca Grzegorz Piotrowski é condenado a 25 anos de prisão pelo assassínio do padre Popieluszko.

1986 - O antigo Presidente do Haiti, Jean-Claude Duvalier, abandona o país.

- A candidata da oposição às eleições presidenciais das Filipinas, Corazón Aquino, proclama a vitória sobre o ditador Ferdinando Marcos.

1990 - Maria Branca dos Santos ou D. Branca, a Banqueira do Povo, é condenada a 10 anos de prisão.

- O Partido Comunista da URSS acata o pluralismo partidário.

1991 - O IRA - Exército Republicano Irlandês ataca a Downing Street, em Londres, Inglaterra.

- Toma posse o padre Jean-Bertrand Aristide, primeiro Presidente do Haiti eleito por sufrágio universal.

1992 - É assinado o Tratado da União Europeia, na cidade holandesa de Maastricht.

1996 - O Tribunal da Relação de Évora ordena a extradição, para Itália, de Emilio Giovinne, condenado pela justiça portuguesa por tráfico de droga.

1999 - Morre, com 63 anos, o Rei Hussein da Jordânia. Sucede-lhe seu filho, Abdalah II.

2003 - São despedidos cerca de 300 dos 588 trabalhadores da fábrica de calçado C&J Clark, de Castelo de Paiva.

- O Tribunal Penal Internacional conclui a eleição dos seus 18 juízes.

2004 - A União Europeia e os 16 países da África Austral e Oriental começam, na Ilha Maurícia, as negociações para o acordo de livre troca que se estenderão até 2007.

2005 - Oito quadros do pintor espanhol Pablo Picasso são vendidos por cerca de 13,4 milhões de euros na leiloeira Christie’s em Londres.

2006 - O movimento radical palestiniano Hamas convida a Fatah, do Presidente Mahmud Abbas, para formar Governo de coligação.

- Libertação do marroquino Mounir el Motassadeq, condenado em agosto de 2005, na Alemanha, por envolvimento nos atentados de 11 de setembro de 2001.

- A justiça francesa inviabiliza a providência cautelar interposta por organizações muçulmanas francesas destinada a impedir o jornal satírico Charlie Hebdo de publicar as caricaturas de Maomé.

2007 - O Presidente de República, Aníbal Cavaco Silva, promulga a Lei das Finanças Regionais.

- A polícia austríaca anuncia o desmantelamento de uma rede internacional de pornografia infantil, através da Internet, envolvendo 2.360 suspeitos em 77 países.

- Morre, com 79 anos, Alan MacDiarmid, cientista neozelandês, Prémio Nobel da Química em 2000.

2008 - A Assembleia da República rejeita por maioria quatro propostas de realização de um referendo ao Tratado Europeu com os votos negativos da maioria das bancadas do PS e do PSD.

- O parlamento francês ratifica o Tratado de Lisboa, 32 meses depois de os eleitores franceses recusarem num referendo o projeto de Constituição da União Europeia.

- Na Turquia, a revisão da Constituição permite uso do véu na universidade.

2009 - Os senadores norte-americanos chegam a acordo sobre o plano de estímulo da economia de 780 mil milhões de dólares concebido pelo Presidente, Barack Obama.

2010 - Souha Abdallah Jarallah, candidata às eleições legislativas de março no Iraque, é assassinada por homens armados em Mossul, no norte do país.

  - Morre, com 65 anos, a cantora Hermínia d'Antónia de Sal, considerada uma das mais importantes vozes da música cabo-verdiana.

- Morre, aos 45 anos, o selecionador italiano de ciclismo, Franco Ballerini, vencedor da “rainha das clássicas” Paris-Roubaix em 1995 e 1998.

2014 - O contrato de venda das seguradoras da Caixa Geral de Depósitos é assinado entre os responsáveis do grupo financeiro público português e os líderes da companhia chinesa Fosun International.

2015 - Morre, com 77 anos, o historiador Manuel Lucena. Foi um dos fundadores da revista O Tempo e o Modo e fez parte da Frente Patriótica de Libertação Nacional, que dirigiu, até 1968.

2017 - A FIFA amplia a nível mundial, durante três anos, a sanção de interdição de participação em atividades relacionadas com futebol, imposta pela Comissão Disciplinar da Confederação Asiática de Futebol ao secretário-geral da Federação de Futebol de Timor-Leste, Amândio de Araújo Sarmento, considerado culpado de usar documentos falsos para regularizar jogadores brasileiros.

- Morre, aos 89 anos, Roger Walkowiak, o mais antigo campeão da Volta a França em bicicleta.

- Morre, com 57 anos, Viktor Chanov, guarda-redes da antiga União Soviética e do Dínamo de Kiev.

2019 - O Governo aprova o diploma setorial da transferência de competências para as freguesias, no âmbito do processo de descentralização para as autarquias e entidades intermunicipais.

- Morre, aos 92 anos, John Dingell, o congressista que mais tempo esteve no Congresso norte-americano.

- Morre, com 91 anos, a atriz Cremilda Gil.

- Morre, aos 82 anos, o ator britânico Albert Finney.

2020 - Morre Li Wenliang, o médico oftalmologista chinês que alertou para a existência de um surto de um novo coronavírus.

- É sorteado o primeiro Super Jackpot Mínimo Garantido de 130 milhões de euros do novo Euromilhões, na sequência de uma reformulação dos prémios acordada por 10 operadores europeus.

- Morre, aos 83 anos, João Malaca Casteleiro, linguista português, figura central na elaboração do novo Acordo Ortográfico.

- Morre, aos 91 anos, Dallas Frederick Burrows, Orson Bean, ator e comediante norte-americano.

2022 - Pelo menos 10 membros da Comissão Política Nacional do PAN (Pessoas-Animais-Natureza) apresentam a demissão daquele órgão, entre os quais o deputado Nelson Silva e os porta-vozes regionais dos Açores e Madeira, alegando “asfixia democrática interna”.

- Morre, com 79 anos, Douglas Trumbull, artista e realizador norte-americano, um dos responsáveis pelos efeitos visuais inovadores de vários filmes de ficção científica, como “2001: Odisseia no Espaço” (1968) e “Blade Runner – Perigo Iminente” (1982).

2023 - O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, garante ter conquistado sete localidades, incluindo Soledar, uma cidade vizinha de Bakhmut que as forças ucranianas cederam em janeiro.

- No discurso do Estado da União perante o Congresso, o Presidente norte-americano Joe Biden, assegura o apoio à Ucrânia pelo “tempo que for necessário”.

1812 - Nasce o escritor inglês Charles John Huffam Dickens, Charles Dickens.

1878 - Morre, aos 85 anos, o italiano Giovanni Maria, Papa Pio IX

1894 - Morre, com 79 anos, o fabricante de instrumentos musicais belga Antoine-Joseph Sax, Adolfo Sax, inventor do saxofone.

1900 - Criação da Comissão Representativa do Trabalho que dará origem a…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Açores registam 4.953 desempregados inscritos em janeiro
.
Ilha do Faial volta a marcar presença na BTL
.
Três sismos sentidos na terça-feira na ilha Terceira
.
Padre de Viseu condenado por coação sexual a jovem
.