20 de Setembro de 2024
AGENDA - Efemérides
Incentivo

jornalincentivo@gmail.com
720
20 de setembro

1499 - Vasco da Gama entra em Lisboa no regresso da viagem à Índia.

1851 - É lançado o jornal The New York Times.

1865 – Inauguração do Palácio de Cristal, no Porto, projeto do arquiteto inglês Thomas Dillen Jones.

1905 - Nasce a atriz sueca Greta Lovisa Gustafsson, Greta Garbo.

1928 - Voo inaugural do Graff Zeppelin.

1931 - Soldados japoneses fazem explodir uma via-férrea na região da Manchúria, no que fica conhecido como "incidente de Mukden". A explosão, atribuída às tropas chinesas, é o pretexto para que o exército imperial nipónico assuma o controlo de toda a região nordeste.

1934 - A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) é admitida na Sociedade das Nações.

1942 - É fundado o Atlético Clube de Portugal. Nasce da fusão do Carcavelinhos Football Club e o União Foot-ball Lisboa.

1943 - II Guerra Mundial. Os judeus de Minsk são massacrados em Sobibor.

1947 – Criação da CIA (Agência Central de Inteligência), no âmbito da nova Lei de Segurança Nacional dos Estados Unidos.

1952 – Morre, aos 62 anos, a atriz e empresária Maria Matos que, em 1913, fundou a Companhia Maria Matos-Mendonça de Carvalho.

1961 – Morre, aos 56 anos, o economista e diplomata sueco Dag Hammarskjold, secretário-geral da ONU e Prémio Nobel da Paz em 1961.

1970 - É fundado em Lisboa o MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, de inspiração maoista.

- Morre, aos 27 anos, o guitarrista, cantor e compositor norte-americano Jimi Hendrix.

1981 - A pena de morte é abolida em França.

1999 - Xanana Gusmão, dirigente da Fretilin recém libertado pelas autoridades de Jacarta, deixa a Indonésia rumo a Darwin, Austrália.

2002 - O Presidente dos Estados Unidos George W. Bush, convence o Congresso a aprovar uma resolução sobre um eventual ataque militar ao Iraque.

- Começam as emissões regulares dos debates na Assembleia da República num canal próprio no cabo, Canal Parlamento, a ARTV.

2003 – O conselho de ministros aprova uma proposta de lei que altera o regime das comunicações, obriga a abertura da rede da TV Cabo a outros operadores. A medida resulta da transposição da directiva comunitária de telecomunicações para a legislação portuguesa e complementa o processo de liberalização que resultou na abertura da rede de telefonia fixa da Portugal Telecom (PT).

As condições de acesso dos operadores à rede da TV Cabo serão determinadas pela Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações.

- Incêndios florestais. Declarado o estado de calamidade pública nos distritos de Lisboa e Beja.

2005 – Eleições na Alemanha. Líderes da CDU Ângela Merkel e do SPD Gerhard Schroeder reclamam mandato para formar Governo. Empate técnico leva a nova contagem.

- Primeiras eleições legislativas e provinciais no Afeganistão desde 1969, para elegerem os 249 deputados do novo parlamento e os 34 conselhos provinciais, última etapa da transição democrática iniciada no final de 2001. A principal inovação é a atribuição de 25 por cento dos lugares às mulheres.

2008 - O banco britânico Lloyds TSB confirma a compra do seu rival Halifax Bank of Scotland (HBOS) por 12.200 milhões de libras (cerca de 15.372 milhões de euros), criando uma gigantesca entidade bancária.

2009 - Abre ao público, em Cascais, a Casa das Histórias de Paula Rêgo, com uma exposição temporária de obras da pintora portuguesa, radicada em Londres, Inglaterra. A primeira mostra inclui "obras icónicas" como "Life Painting" (1954), criada enquanto estudante da Slade School of Fine Art, em Londres, ou as mais recentes "A Filha do Polícia", "Avestruzes Bailarinas" e a célebre "Mulher Cão" (1994).

- Os prémios Quadriga 2009, que assinalam a reunificação alemã, a 03 de outubro de 1990, são atribuídos ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, com a categoria “Unidos para o melhor”, ao ex-Presidente soviético Mikhail Gorbachev o prémio “Dinâmica de esperança”, e o ex-Presidente checo Vaclav Havel é galardoado com “A força do caminho certo”.

2009 – Morre, aos 73 anos, Fernando da Costa Andrade, "Ndunduma", escritor angolano e deputado do MPLA.

2010 - Realizam-se eleições parlamentares no Afeganistão.

2012 – Morre, aos 73 anos, Elsa Rodrigues dos Santos, presidente da Sociedade de Língua Portuguesa, professora universitária e especialista das Literaturas da África Lusófona.

- Morre, com 79 anos, o médico dentista, cantor e autor Luiz Goes, referência da canção de Coimbra.

- Morre, aos 97 anos, Santiago Carrillo, secretário-geral do Partido Comunista de Espanha entre 1960 e 1982.

– Morre, aos 81 anos, Ermelinda Freitas, uma das grandes impulsionadoras da Casa Ermelinda Freitas, produtora de vinhos de Palmela.

2013 - O argentino Lionel Messi torna-se o primeiro futebolista a conseguir quatro "hat-tricks" na Liga dos Campeões de futebol, em Barcelona, Espanha.

2014 - O ciclista alemão Jens Voigt bate o recorde do Mundo da hora, fixando-o em 51,115 quilómetros, no velódromo de Granges, na Suíça.

2015 – Morre, aos 90 anos, Dettmar Cramer, antigo treinador do Bayern de Munique, campeão europeu pelos ‘bávaros’ em 1975 e 1976.

2019 - O Tribunal Constitucional declara inconstitucionais duas normas de alteração à lei da procriação medicamente assistida, após um pedido de fiscalização preventiva suscitado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

2020 - O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, é acusado, na operação Lex, de um crime de recebimento indevido de vantagem.

- Arranca a I Liga de Futebol, sem público nos estádios devido à covid-19.

- Morre, aos 74 anos, o bispo de Viana do Castelo, Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira.

2021 – Morre, aos 98 anos, José Augusto-França, historiador, sociólogo e escritor, referência maior da cultura e da História da Arte portuguesa dos séculos XIX-XX. Dirigiu o Centro Cultural Português em Paris. Recebeu a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa (1992), as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique (1991), a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (1992), a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2006) e a Medalha de Mérito Cultural (2012), do Governo português.

- Morre, aos 86 anos, o realizador espanhol Mário Camus. Com o filme "La Colmena" (A Colmeia), sobre as consequências da Guerra Civil Espanhola, ganhou o Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, Alemanha, em 1983.

2022 - Portugal, campeão europeu e mundial, conquista a primeira edição da Finalíssima de futsal, ao vencer a Espanha, por 4-2, no desempate por penáltis, após uma igualdade a um golo, em Buenos Aires, Argentina.

- O Valongo conquista, pela primeira vez, a Taça Continental de hóquei em patins, ao vencer por 2-1 o Trissino, na decisão da ‘final four’ da competição realizada em Follonica, em Itália.

- A Espanha sagra-se campeã europeia de basquetebol pela quarta vez na sua história, ao bater a França por 88-76, na final da 41.ª edição da prova, disputada em Berlim, na Alemanha.

2023 - Morre, aos 76 anos, Marinho Peres, antigo futebolista e treinador brasileiro. Em Portugal treinou o Vitoria de Guimarães, o Sporting, o Marítimo e o Belenenses.

1499 - Vasco da Gama entra em Lisboa no regresso da viagem à Índia.

1851 - É lançado o jornal The New York Times.

1865 – Inauguração do Palácio de Cristal, no Porto, projeto do arquiteto inglês Thomas Dillen Jones.





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Governo dos Açores vende hotéis nas ilhas Graciosa e Flores
.
Detido homem suspeito de vários crimes em Ponta Delgada
.
Desconvocada greve dos trabalhadores da SATA após acordo com sindicatos
.
Governo dos Açores reforça Proteção Civil com nova frota de ambulâncias de socorro
.