1879 - Nasce o físico e cientista alemão Albert Einstein, fundador da Teoria Geral da Relatividade, Prémio Nobel da Física em 1921.
1883 – Morre, com 64 anos, o economista, sociólogo e historiador alemão Karl Heinrich Marx, autor de "Das Capital” (O Capital) e publicou com Friedrich Engels (1820-1895), Manifest der Kommunistischen Partei (1848), conhecido como O Manifesto Comunista.
1900 – O Presidente norte-americano William McKinley (1843-1901), republicano pró-padrão-ouro, assina a Lei do Padrão-Ouro, e encerra oficialmente o uso da prata como padrão para a moeda dos Estados Unidos.
1911 – Promulgação da lei eleitoral: O sufrágio é alargado a todos os portugueses maiores de 21 anos que saibam ler e escrever, e que não sabendo sejam chefes de família.
1914 - Realiza-se, em Tomar, o Congresso Operário Português, no qual é criada a União Operária Nacional que substitui a Federação Operária.
1934 – Morre, aos 71 anos, João do Canto e Castro, antigo Presidente da República Portuguesa.
1945 – É criada a TAP – a Secção de Transportes Aéreos, sob a alçada do secretariado da Aeronáutica Civil e tem como director Humberto Delgado.
- II Guerra Mundial. Vitória dos Estados Unidos sobre o Japão na Ilha de Iwo Jima.
1961 - Moção condenatória da política colonialista da ditadura portuguesa no Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Pela primeira vez, os Estados Unidos e a URSS votam contra o Governo português.
1974 - O Governo de Marcello Caetano demite os generais Costa Gomes e António de Spínola dos cargos de chefe e vice-chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, respectivamente.
1975 – A Lei n.º 5/75 da Presidência da República, publicada no Diário do Governo nº. 62/1975, extingue a Junta de Salvação Nacional e o Conselho de Estado, e cria o Conselho da Revolução e a Assembleia do Movimento das Forças Armadas.
1983 - É fundado o Instituto de Apoio à Criança.
1993 – Morre, aos 75 anos, Franco Nogueira, advogado, diplomata, historiador, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da ditadura e biógrafo de Oliveira Salazar.
1995 - A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre é erigida canonicamente pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.
2003 – Morre, com 71 anos, a escritora Maria Ondina Braga, autora de "A Revolta das Palavras", "A Casa Suspensa" e "Vidas Vencidas". Em 1982 é convidada pelo governo da China para assumir o leitorado de Português na Universidade de Línguas Estrangeiras de Pequim.
2004 - Eleições legislativas em Espanha. Vitória do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) liderado por José Luís Zapatero, com 42,7% dos votos, contra 37% do Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy.
- Eleições na Rússia. Vladimir Putin é reeleito Presidente com mais de 70 por cento dos votos.
2006 – O Governo da Hungria anuncia o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus H5N1 da gripe das aves.
- Morre, com 76 anos, Lennart Meri, escritor, cineasta, primeiro Presidente da Estónia após a restauração da independência em 1991.
2007 - A Câmara dos Comuns britânica aprova a proposta do Governo para a renovação do sistema Trident de dissuasão nuclear.
- O chefe do Conselho Supremo da Magistratura do Egipto, Moqbel Shaker, anuncia que Justiça egípcia nomeou juízas, pela primeira vez na história do país.
- Morre, aos 64 anos, Gareth Hunt, ator inglês interpretou o Inspetor Bass em Parting Shots, feito por Michael Winner.
- Morre, com 94 anos, Lucie Bernard Samuel, Aubrac, professora e símbolo da Resistência francesa durante a Segunda Guerra Mundial.
2008 - Um vasto estudo do Departamento de Defesa dos Estados Unidos ‘Pentágono’, publicado discretamente, confirma a ausência de ligações diretas entre o antigo Presidente iraquiano Saddam Hussein e a Al-Qaida, que a administração do Presidente norte-americano George W. Bush evocou para justificar a invasão do Iraque.
2009 – Morre, com 92 anos, Millard Kaufman, escritor e argumentista norte-americano, criador da personagem de animação Mr. Magoo (Pitosga).
2010 – Morre, aos 83 anos, o ator norte-americano Peter Graves, cujo nome verdadeiro é Peter Aurness, que se tornou famoso pelo seu papel de Jim Phelps na série televisiva “Missão: Impossível”.
2011 – A repressão do regime do Bahrain sobre os manifestantes da praça Pérola, em Manamá, agita toda a comunidade xiita no Médio Oriente. A polícia expulsa os milhares de manifestantes que reclamam reformas democráticas e a demissão do governo. A operação conta com a participação de um milhar de militares sauditas e de 500 polícias vindos dos Emirados Árabes Unidos, a pedido do rei do Bahrain.
2012 - Os Estados-membros da zona euro aprovam formalmente o segundo programa de assistência à Grécia e autorizaram o desembolso de 39,4 mil milhões de euros, a ser entregue em várias tranches.
2013 - O Papa Francisco celebra a sua primeira missa no Vaticano, onde alerta para a necessidade de renovação espiritual da Igreja Católica, que não pode, disse, "transformar-se numa organização não-governamental patética".
- O novo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, é eleito Presidente da República Popular da China, pela Assembleia Nacional Popular, o "supremo orgão do poder de Estado" na China, sucedendo a Hu Jintao, que completou o segundo e último mandato no cargo.
2014 - A coadoção de crianças por casais homossexuais – proposta do PS - é chumbada na especialidade, com 112 votos contra, 4 abstenções e 107 votos a favor.
2015 - As autoridades angolanas detêm o ativista de direitos humanos José Marcos Mavungo, coordenador de uma manifestação marcada na província angolana de Cabinda.
2016 – A Assembleia da República aprova uma proposta de alteração ao orçamento para 2016, apresentada pelo partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), para que o IVA das despesas veterinárias passe poder ser deduzido em sede de IRS, até ao limite de 250 euros.
- Morre, aos 75 anos, Nicolau Breyner, ator, produtor e realizador. Foi uma das figuras mais populares da ficção nacional.
2017 - É declarado o estado de emergência alimentar pela Assembleia Nacional da Venezuela, onde a oposição detém a maioria, devido à escassez quase total de matéria-prima para a indústria, com a ausência os deputados do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), no Governo.
2018 - Os deputados alemães reelegem Angela Merkel como chanceler da Alemanha e abrem as portas para o cumprimento do quatro mandato consecutivo, depois de um impasse político.
- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o diploma que possibilita a permanência de animais de companhia em estabelecimentos comerciais, sob condições específicas, observando, contudo, a preocupação do setor.
- Morre, aos 76 anos, Stephen William Hawking, físico britânico cujo trabalho na área da relatividade e dos buracos negros se destacou.
2019 - O parlamento britânico aprova, por maioria clara, um adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia.
- Morre, aos 77 anos, Augusto Cid, cartoonista e escultor. Publicou os livros "Camarate" (1984) e "Camarate: Como, Porquê e Quem" (1987).
2020 – A Autoridade Marítima Nacional interdita todas as atividades desportivas ou de lazer que juntem pessoas nas praias do continente, Madeira e Açores, para minimizar a probabilidade de disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
- O Governo decreta que os bares têm de fechar portas a partir das 21:00, todos os dias, como forma de tentar conter a propagação do surto de Covid-19.
Covid-19: Açores e Madeira decretam quarentena obrigatória para todas as pessoas que cheguem às regiões autónomas.
- O Governo espanhol aprova medidas “drásticas” para combater o novo coronavírus, que incluem a proibição a todos os cidadãos de andar na rua, a não ser que seja para irem trabalhar, comprar comida ou à farmácia.
- As autoridades de saúde da Dinamarca confirmam o primeiro morto por coronavírus no país: um idoso de 81 anos que deu entrada num hospital nos arredores da capital, Copenhaga.
2021 - A seleção portuguesa de andebol alcança o feito inédito de se qualificar para os Jogos Olímpicos, ao ganhar por 29-28 à anfitriã França, em Montpellier, com um golo no último segundo do jogo por Rui Silva.
- O Benfica conquista pela primeira vez na sua história a Taça de Portugal de basquetebol feminino, ao bater na final da edição 2020/21 o Vitória de Guimarães por 85-63, no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.
- Morre, aos 81 anos, Yaphet Kotto, ator norte-americano, o primeiro vilão negro da saga James Bond “007 – Vive e Deixa Morrer”, em 1973.
2022 - Morre, com 73 anos, Jorge Silva Melo, encenador, escritor, realizador, ator e tradutor, cofundador do Teatro da Cornucópia, em 1973, com Luís Miguel Cintra e fundador dos Artistas Unidos, em 1995. Agraciado em 2021, com a medalha de mérito cultural e, em 2020, com Prémio D. Diniz da Casa de Mateus, pelo livro de memórias “A mesa está posta”.
Morre, aos 78 anos, João Rodrigo, ator do teatro, televisão e do cinema.
2024 - Morre, aos 75 anos, Frans de Waal, primatólogo holandês, um dos principais responsáveis por revolucionar a visão da ciência sobre a complexidade comportamental e cognitiva de chimpanzés e demais grandes símios.