26 de Abril de 2024
AGENDA - Efemérides
Incentivo

jornalincentivo@gmail.com
259
26 de abril

1607 - O capitão John Smith chega a Cabo Henry, na Virgínia, para estabelecer o primeiro colonato inglês permanente na América.

1915 – Grande Guerra 1914-1918. O Reino Unido, a França e a Itália assinam a convenção secreta de aliança.

1933 - É criada a Gestapo, Geheime Staatspolizei – policia secreta do Estado, na Alemanha de Hitler, sob o comando de Hermann Goering.

1937 – Guerra Civil de Espanha. Bombardeamento de Guernica pela força aérea alemã, de Hitler, ao serviço das forças de Francisco Franco.

1938 – Holocausto. O regime nazi, de Adolf Hitler, confisca os bens de todos os judeus alemães.

1945 – II Guerra Mundial. Prisão de marechal Pétain, Presidente do governo colaboracionista de Vichy, durante a ocupação nazi da França.

1947 - O Governo da ditadura portuguesa impede a legalização do Movimento de Unidade Democrática. A decisão só será comunicada no ano seguinte.

1964 - As nações africanas do Tanganica e Zanzibar unem-se para formar a Tanzânia.

1965 – É fundada a Rede Globo, rede de televisão brasileira.

1974 – O major Vítor Alves, responsável político da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas, apresenta o programa do movimento, que contempla o fim da Guerra Colonial, o estabelecimento de um regime democrático e a garantia da liberdade.

1975 - O Partido Socialista é dado como vencedor nas eleições para a Assembleia Constituinte, com 116 deputados. O PPD garante 81 lugares no Parlamento, o PCP 30 e o CDS 16.

1984 – Morre, com 79 anos, o compositor, chefe de orquestra e pianista de jazz Count Basie.

1985 – Diogo Freitas do Amaral anuncia a candidatura à Presidência da República.

- Líderes do Pacto de Varsóvia assinam, na capital polaca, o protocolo que renova, até ao ano 2005, a validade do tratado fundador da aliança militar da Europa de Leste.

1986 - O filme “Um Adeus Português”, de João Botelho, conquista o Grande Prémio de Cinema e Televisão de Salsomagiore, em Itália.

- Desastre de Chernobyl. Um incêndio no reator da central nuclear da União Soviética causa centenas de vítimas e obriga a evacuação dos 135 mil habitantes da região.

1992 - Os Mujahedeen entram em Kabul, capital do Afeganistão.

1994 – Começam, na África do Sul, as primeiras eleições multirraciais, que se prolongarão até 28 de abril.

1995 – O primeiro-ministro Aníbal Cavaco Silva preside à inauguração da fábrica Autoeuropa, em Setúbal, uma parceria entre a Ford e a Wolkswagen. O primeiro veículo é concluído em maio.

1996 - A China, a Rússia, o Cazaquistão, o Tajiquistão e o Quirguistão assinam, em Xangai, China, um acordo de pacificação de fronteiras.

2001 - É lançado o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, elaborado pela Academia das Ciências de Lisboa, e sob a coordenação de Malaca Casteleiro, catedrático da Faculdade de Letras de Universidade de Lisboa.

2002 – Ataque armado de um adolescente no liceu Guttemberg, em Erfurt, na Alemanha, causa a morte de 16 pessoas.

2004 - O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa suspende as obras do túnel do Marquês do Pombal até à apresentação do estudo de impacte ambiental.

2005 - A Síria comunica à ONU a “retirada total” das suas tropas e dos serviços de segurança do Líbano, depois de 29 anos de presença no território.

2006 – O relator da comissão de inquérito especial do Parlamento Europeu, Cláudio Fava, revela que mais de um milhar de voos secretos da CIA passaram desde 2001 pelos aeroportos e espaço aéreo europeus, sem que os Estados europeus pedissem qualquer informação.

2007 - É constituído, em Coimbra, o movimento cívico “Regiões, Sim!”.

- Tribunal Europeu dos Direitos Humanos dá razão ao jornalista José Manuel Mestre, condenado por difamação por ter afirmado que o presidente do FC Porto, na altura também presidente da Liga de Clubes, era o “patrão dos árbitros”.

- O ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, é nomeado Alto Representante para o Diálogo de Civilizações da ONU, pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon.

- Os arquitetos Luís M. Mansilla Luís M. Mansilla e Emílio Tuñón, com o projeto do Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão, são distinguidos com o Prémio Mies van der Rohe 2007.

- Morre, com 85 anos, Jack Valenti, ex-presidente da Associação Norte-americana de Cinema, introdutor do sistema de classificação de filmes por idades.

2009 - Canonização de Nuno Álvares Pereira. O Papa Bento XVI elogia, na saudação final da eucaristia, a generosidade de São Nuno, o Condestável, considerando-o exemplo de "igualdade fraterna" para a sociedade atual.

2011 – Morre, com 92 anos, Vitorino Magalhães Godinho, historiador e antigo ministro da Educação e Cultura de 1974.

2012 – O Governo aprova um decreto-lei que cria uma taxa a aplicar aos estabelecimentos de comércio alimentar, por grosso e a retalho, de valor não estabelecido, destinada a financiar um fundo sanitário e de segurança alimentar.

- A empresa alemã de consultoria Roland Berger anuncia a criação de uma agência europeia de notação financeira, independente dos governos.

- O antigo Presidente da Libéria, Charles Taylor, é considerado culpado de crimes cometidos durante a guerra civil na Serra Leoa (1991-2001), anuncia o Tribunal Especial para a Serra Leoa.

2013 – Morre, aos 81 anos, George Jones, cantor norte-americano de honky-tonk, considerado um dos nomes maiores do country.

2015 - O triatleta português Filipe Azevedo sagra-se campeão europeu de duatlo, na categoria de sub-23, numa competição disputada em Alcobendas, nos arredores de Madrid.

2016 - O Governo moçambicano reconhece a existência de uma dívida fora das contas públicas de 1,4 mil milhões de dólares (1,25 mil milhões de euros), alegando razões de segurança de infraestruturas estratégicas do país.

2017 – Morre, aos 73 anos, Jonathan Demme, realizador e produtor norte-americano e autor de filmes como "O silêncio dos inocentes" e "Filadélfia".

2018 - O ator norte-americano Bill Cosby, acusado de drogar e abusar sexualmente de uma mulher em 2004, é considerado culpado de três crimes de agressão sexual agravada.

2019 - Tiago Apolónia e João Monteiro conquistam a primeira medalha de sempre de Portugal em Mundiais de ténis de mesa, ficando com o bronze após perderem nas meias-finais de pares, em Budapeste.

2020 - Arábia Saudita anuncia a abolição da pena de morte para crimes cometidos por menores e da pena por flagelação. ONG saúdam com prudência, lembrando que a reforma tem aspetos pouco claros.

- É ultrapassada a barreira simbólica dos 200.000 mortos por covid-19 em todo o mundo.

2022 – O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, reúne-se com o Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscovo.

2023 - O adjunto do gabinete do ministro das Infraestruturas Frederico Pinheiro é exonerado, por “comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades” inerentes ao exercício das funções.

- Os juízes do Tribunal Constitucional elegem José João Abrantes como presidente e Gonçalo de Almeida Ribeiro como vice-presidente.

1607 - O capitão John Smith chega a Cabo Henry, na Virgínia, para estabelecer o primeiro colonato inglês permanente na América.

1915 – Grande Guerra 1914-1918. O Reino Unido, a França e a Itália assinam a convenção secreta de aliança.

1933 - &E…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
XXXV Rali Ilha Azul muda de patrocinador e passa a designar-se por Cidade Mar
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.
Bearsu Nature traz um novo conceito de campismo à Praia do Almoxarife
.