O Faial Ilha Natal regressa este ano, para a terceira edição de um programa diversificado, com atividades para miúdos e graúdos e a pensar no comércio tradicional.
O presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira anunciou a inauguração da iluminação para o próximo dia 30 de novembro, pelas 20h00 “numa noite mágica que se inicia com a chegada do Pai Natal ao som do conto «O dia em que os brinquedos perderam a cor» de Marla Pinheiro, e que contará com uma surpresa muito colorida”.
A noite de inauguração, será o primeiro dia da programação de natal e contará com a abertura da Aldeia Natal, na Praça da República, da Feira do livro e do Mercado de Natal de artesanato urbano e tradicional no antigo Quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, assim como com o concerto da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta, que irá garantir animação ao Largo Duque D’Ávila e Bolama”.
“O Município decidiu manter a aposta na iluminação de Natal, que começa junto à Igreja da Conceição e que percorre a cidade até à Igreja das Angústias, com algumas novidades nas artérias da cidade” reiterou o edil, justificando que “este é um investimento elevado, mas que se entende importante para dinamizar a cidade e a ilha, e trazer os faialenses às ruas onde se encontra muito do nosso comércio tradicional”.
Note-se que a Câmara da Horta mantém nesta quadra natalícia a preocupação em adotar medidas mais amigas do ambiente, nomeadamente na utilização predominante de luzes LED e a implementação de um horário reduzido para a iluminação (das 18h00 às 24h00), assim como a Pista de Gelo Ecológica, este ano concessionada a um empresário local.
Carlos Ferreira realçou o empenho da autarquia em garantir um programa variado, com atividades para todos os faialenses, destacando a realização da Parada de Natal, que irá trazer magia, cor e alegria às ruas da cidade da Horta na noite de 2 de dezembro, e o dia das montras, no dia 8 de dezembro, que contará com realização do roteiro das sopas e um Concerto Inclusivo com Nuno Carneiro, mas, também, e a pensar no comércio tradicional, com o concurso de montras promovido pela Câmara do Comércio e Indústria da Horta.
Para a noite da passagem de ano, o Município irá promover o tão aguardado Fogo de Artifício sobre a Baía da Horta que dará as boas-vindas ao Ano Novo, seguindo-se animação na Tenda Eletrónica, que será instalada junto à Piscina Municipal.
Depois da receção dos Ranchos de Natal nos Paços do Concelho, o Encontro de Ranchos, agendado para o dia 6 de janeiro, no Teatro Faialense, encerra a programação do Faial Ilha Natal.
O presidente da Câmara revelou ainda que serão realizados 3 sorteios de Natal, nos dias 9, 16 e 23 de dezembro no Mercado Municipal, numa parceria com a Câmara de Comércio e Indústria da Horta, no sentido de estimular o comércio tradicional. Além disso, a 6 de janeiro será realizado um sorteio final, feito com todas as senhas do período do Faial Ilha Natal.