--> Jornal Incentivo - Governo dos Açores promove União Europeia junto de 2.300 crianças




15 de Novembro de 2023
Governo dos Açores promove União Europeia junto de 2.300 crianças
Lusa

Autor do Artigo
183

Os 2.300 alunos do 4.º ano do ensino básico dos Açores vão receber um livro de atividades com conteúdos da União Europeia (UE), anunciou o subsecretário regional da Presidência do Governo Regional.

O projeto “A minha Europa” foi apresentado ontem, em Ponta Delgada, por Pedro Faria e Castro numa conferência de imprensa.

O governante referiu que o livro “é composto por diversos exercícios que vão desde a geografia à matemática e do desenho à história, entre outras áreas que apelam ao raciocínio e à criatividade das crianças”.

“Procuraremos falar da União Europeia e dos Açores junto dos mais novos de forma simples e numa linguagem descomplicada, despertando-os desde cedo para a importância dos valores desta união de 27 Estados-membros”, afirmou o governante.

O responsável pela cooperação externa do Governo Regional afirmou que se vai dar a conhecer os símbolos e os países da UE, desafiando os alunos a “falarem sobre valores, a conhecerem a sua região, mas também outras regiões ultraperiféricas”, bem como sobre o euro, apelando “sobretudo à criatividade e a originalidade”.

Na prática, os técnicos superiores da Subsecretaria Regional da Presidência do Governo Regional vão promover sessões interativas com os alunos em Ponta Delgada, a partir de terça-feira e até marco de 2024, começando pelas escolas das Sete Cidades e dos Ginetes.

Pedro Faria e Castro afirma haver várias disciplinas do ensino básico e secundário nos Açores com “alguns elementos pedagógicos sobre a UE nas disciplinas de história e geografia”, mas salvaguarda que “seria muito importante reforçar no plano pedagógico a literacia sobre a UE”.

“Num nível diferente também somos parte da UE, que tem uma influência direta na vida de todos os cidadãos portugueses a um nível cada mais elevado”, declarou.

Pedro Faria e Castro destacou que a escolha de alunos para esta iniciativa “tem sempre influência nas próprias famílias”, aumentando-se assim o público-alvo da literacia europeia.

Os 2.300 alunos do 4.º ano do ensino básico dos Açores vão receber um livro de atividades com conteúdos da União Europeia (UE), anunciou o subsecretário regional da Presidência do Governo Regional.

O projeto “A minha Europa” foi apresentado ontem, em Ponta Delgada, por Pedro Faria e Castro numa conferência de imprens…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
BE/Açores quer inconstitucionalidade de alteração ao subsídio de mobilidade
.
Xanana Gusmão vem este mês ao Faial
.
Obras no Hospital dão mote ao discurso de Teresa Ribeiro
.
Fiscalização de barcos chineses na ZEE dos Açores custou 45 mil euros
.