-->
Os 2.300 alunos do 4.º ano do ensino básico dos Açores vão receber um livro de atividades com conteúdos da União Europeia (UE), anunciou o subsecretário regional da Presidência do Governo Regional.
O projeto “A minha Europa” foi apresentado ontem, em Ponta Delgada, por Pedro Faria e Castro numa conferência de imprensa.
O governante referiu que o livro “é composto por diversos exercícios que vão desde a geografia à matemática e do desenho à história, entre outras áreas que apelam ao raciocínio e à criatividade das crianças”.
“Procuraremos falar da União Europeia e dos Açores junto dos mais novos de forma simples e numa linguagem descomplicada, despertando-os desde cedo para a importância dos valores desta união de 27 Estados-membros”, afirmou o governante.
O responsável pela cooperação externa do Governo Regional afirmou que se vai dar a conhecer os símbolos e os países da UE, desafiando os alunos a “falarem sobre valores, a conhecerem a sua região, mas também outras regiões ultraperiféricas”, bem como sobre o euro, apelando “sobretudo à criatividade e a originalidade”.
Na prática, os técnicos superiores da Subsecretaria Regional da Presidência do Governo Regional vão promover sessões interativas com os alunos em Ponta Delgada, a partir de terça-feira e até marco de 2024, começando pelas escolas das Sete Cidades e dos Ginetes.
Pedro Faria e Castro afirma haver várias disciplinas do ensino básico e secundário nos Açores com “alguns elementos pedagógicos sobre a UE nas disciplinas de história e geografia”, mas salvaguarda que “seria muito importante reforçar no plano pedagógico a literacia sobre a UE”.
“Num nível diferente também somos parte da UE, que tem uma influência direta na vida de todos os cidadãos portugueses a um nível cada mais elevado”, declarou.
Pedro Faria e Castro destacou que a escolha de alunos para esta iniciativa “tem sempre influência nas próprias famílias”, aumentando-se assim o público-alvo da literacia europeia.