09 de Novembro de 2023
Açores duplicam vagas para o programa Eurodisseia
Portal do Governo

Autor do Artigo
144

A Região Autónoma dos Açores vai duplicar em 2024 o número de vagas para estágios profissionais no âmbito do programa Eurodisseia, anunciou em Ponta Delgada a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro.

“O nosso objetivo é disponibilizar 50 vagas Eurodisseia no próximo ano, tendo em vista não só alargar as oportunidades para que os jovens residentes nos Açores possam ter uma experiência profissional numa outra região europeia, mas também para que os jovens dessas regiões possam escolher os Açores para fazer connosco seu estágio em contexto de trabalho”, disse.

Nesse sentido, é importante que as empresas e entidades empregadoras “estejam disponíveis para dar o seu contributo para a formação e a aquisição de competências por parte dos jovens integrados no Eurodisseia, designadamente em áreas profissionais que constituem oportunidades diferenciadas de aproximação ao mercado de trabalho”, sublinhou a governante.

Maria João Carreiro falava na sessão de abertura do Fórum Eurodisseia 2023, que está a decorrer esta semana na ilha de São Miguel, numa organização do Governo dos Açores em parceria com Assembleia da Regiões da Europa (ARE) e na qual estiveram presentes, entre outros convidados, o Presidente da ARE, Albert Castellanos, e a Presidente do Eurodisseia, Esther Estany.

Na ocasião, a Secretária Regional com a tutela da Qualificação Profissional e Emprego reafirmou o empenho do Governo dos Açores no regresso do Fórum Eurodisseia à Região, 15 anos depois da sua última realização, tendo em conta a importância desta iniciativa para o “diálogo e reflexão sobre o presente e o futuro de um emblemático programa” ao qual os Açores aderiram em 1987.

“O percurso dos Açores no Eurodisseia não deixa margem para dúvidas sobre as mais-valias deste programa para os jovens, para as empresas e a economia da Região”, enalteceu, para reiterar que “atrair e reter talento jovem nos Açores é uma preocupação central para o Governo Regional”.

“A capacidade competitiva dos Açores vai depender cada vez mais do conhecimento, das competências, da participação e do talento dos trabalhadores”, defendeu, sublinhando o facto de este regresso aos Açores do Fórum Eurodisseia acontecer neste Ano Europeu das Competências.

A Região Autónoma dos Açores vai duplicar em 2024 o número de vagas para estágios profissionais no âmbito do programa Eurodisseia, anunciou em Ponta Delgada a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro.

“O nosso objetivo é disponibilizar 50 vagas Eurodisseia …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Companhias de transporte de mercadorias deixam Faial para trás
.
Governo Regional garante que operação da SATA Air Açores está totalmente reposta
.
Lídia Bulcão defende que gestão integrada do mar tem de incluir regiões
.
Aliança Democrática foi o partido mais votado nos Açores
.