O presidente do Sintap/Açores reivindicou a calendarização do processo de integração dos trabalhadores da cooperativa Praia Cultural na administração pública regional e disse desconhecer ainda como vai decorrer o processo.
“O que nos foi dito é que há vontade, quer da parte do Governo Regional, quer da parte da Câmara Municipal [da Praia da Vitória], de haver esta integração do pessoal. Ficámos sem saber como se vai processar esta integração, se vai ser pela via dos contratos ARAAL [contratos de desenvolvimento entre a administração regional autónoma e a administração local] ou se vai ser através de uma figura da mobilidade”, afirmou, em declarações à Lusa, o presidente do Sintap/Açores, Francisco Pimentel.
A Câmara Municipal da Praia da Vitória (PSD/CDS-PP), na ilha Terceira, e o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) chegaram na terça-feira a acordo para internalizar 29 funcionários da cooperativa Praia Cultural no município e posteriormente afetá-los à administração pública regional, através de um processo de mobilidade.
Parte dos trabalhadores já tinha recebido indemnizações e deixado de trabalhar na cooperativa.
O acordo surge na sequência de uma iniciativa apresentada pelo BE e aprovada no parlamento açoriano, no dia 20.