A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, organiza o primeiro Fórum das Migrações dos Açores, nos dias 26 e 27 de outubro, nas ilhas do Faial e do Pico.
Esta iniciativa pretende promover e dinamizar a reflexão e o debate sobre a integração e políticas de acolhimento dos cidadãos Naturais de Países Terceiros (NPT) na Região, a nível económico, social e cultural, permitindo uma troca de experiências e de boas práticas a nível organizacional e empresarial, no contexto regional.
O encontro reúne representantes diplomáticos dos cidadãos estrangeiros nos Açores, associações de apoio a imigrantes e entidades públicas e privadas direta ou indiretamente relacionadas com a problemática regional das migrações. O programa conta ainda com a partilha de testemunhos de imigrantes a residir nos Açores.
O Fórum, de entrada livre, arranca no Faial, na quinta-feira, 26 de outubro. A sessão de abertura, presidida pelo Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, está marcada para as 9h30, e as sessões plenárias dos painéis temáticos decorrem ao longo do dia no auditório daBiblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na cidade da Horta.
A Conferência de Abertura, pelas 9h45, está a cargo de Sónia Pereira, antiga Alta-Comissária para as Migrações e atual vogal do Conselho Diretivo da nova Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Na parte da tarde do último dia, o programa desenvolve-se na Madalena do Pico, estando prevista uma visita ao Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da ilha do Pico (CLAIM), pelas 15h15.
Pelas 16h00, inicia-se um encontro dos participantes do Fórum com as comunidades imigrantes na ilha do Pico.
A realização desta iniciativa no Faial e no Pico reconhece que cerca de 27% da população de NPT da Região residem atualmente nestas duas ilhas.