11 de Outubro de 2023
Profissionais de Saúde valorizados no Dia do Hospital da Horta
INCENTIVO

Autor do Artigo
390
Unidade hospitalar investe 700 mil euros recorrendo aos fundos do PRR

O Hospital da Horta comemorou uma vez mais, o Dia do Hospital numa cerimónia onde foram valorizados os profissionais de saúde desta unidade como sendo a “força motriz” da instituição. Na sua primeira intervenção como Presidente do Conselho de Administração (C.A.) nesta data comemorativa, Teresa Faria Ribeiro sublinhou o contributo diário dos colaboradores “para o bom desempenho do Hospital”.
“Há praticamente um ano nesta função que muito me honra, encontrei uma instituição que lida diariamente com os efeitos da insularidade e com os problemas que são transversais ao Serviço Regional de Saúde, mas a verdade é que para colmatar essas lacunas, encontrei profissionais de saúde capazes e disponíveis, que colocam o utente em primeiro lugar mesmo com todas as dificuldades que sentem”.
Nesta cerimónia foram ainda homenageados os colaboradores do Hospital da Horta que, em 2023, completam 30 anos ao serviço desta instituição. A eles, a presidente deixou um obrigado “pelo esforço e dedicação que têm demonstrado” e por serem verdadeiros construtores do nosso hospital.
Na ocasião Teresa Faria Ribeiro anunciou ainda que é objetivo do Hospital da Horta implementar o projeto de Hospitalização Domiciliária. 
“O projeto está definido e estudado, agora é fundamental operacionalizá-lo”, afirmou, acrescentando que “este é o futuro da nossa saúde, onde os nossos utentes conseguem cuidados de saúde diferenciados, mas de uma forma humanizada e dentro daquele que é o seu ambiente”.
Por outro lado, foram ainda apresentados os investimentos realizados e em processo de adquisição no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que, este ano, já ultrapassam os 700 mil euros. “Adquirimos uma incubadora neonatal, um ecógrafo, uma torre de laparoscopia, um ventilador para Anestesia, um equipamento de potenciais evocados e um microscópio cirúrgico para a especialidade de otorrino, um microscópio digital e quarenta monitores de sinais vitais. Em processo de aquisição temos colonoscópios, endoscópios, um ecógrafo para a Consulta Externa, uma marquesa ginecológica e um aparelho de estereotaxia para mamógrafo. A par destes equipamentos, estamos a avançar com a aquisição de computadores para renovação dos existentes, além de aplicações que vêm dar mais segurança e inovação ao trabalho que é desenvolvido diariamente no Hospital da Horta. Os resultados já estão à vista com a realização de alguns procedimentos, cirúrgicos e não só, que até agora não eram possíveis.”, enumerou Teresa Faria Ribeiro.
Para a presidente do Conselho de Administração: “os fundos do PRR devem ser vistos como uma oportunidade na modernização dos nossos serviços que deverão refletir-se numa melhoria do acompanhamento que é feito aos nossos utentes, pois em primeira e última instância é por eles e, para eles, que cá estamos”.
Teresa Ribeiro salientou ainda que “o próximo ano será muito importante para a nossa Instituição com o avanço do processo das obras de requalificação e beneficiação no bloco A, uma vez que este já apresenta um elevado desgaste depois de mais de 30 anos ao serviço da saúde no Faial.” 
Ao nível dos projetos desenvolvidos no último ano, a presidente do C.A. destacou a retoma da Consulta do Pé Diabético e a implementação do projeto Diabetes em Movimento, além dos vários eventos formativos que têm acontecido no Hospital da Horta.
“Esta evolução é também fruto do investimento na formação e qualificação de ativos que é feita pelos profissionais de saúde do nosso hospital, apoiados por este na medida do possível”, disse Teresa Faria Ribeiro.
A presidente do CA deixou ainda na sessão o compromisso de “trabalhar, porque há sempre mais para fazer e há muito para melhorar”.
A sessão do Dia do Hospital contou também com a apresentação da “Teleconsulta de enfermagem aos doentes oncológicos submetidos a terapêuticas antineoplásicas orais”, projeto que foi distinguido com o 2º prémio no 8.º Workshop de Boas Práticas em Saúde no Serviço Regional de Saúde, que este ano se realizou na Ilha das Flores, e terminou com a atuação do Ensemble de Clarinetes do Conservatório Regional da Horta. 

O Hospital da Horta comemorou uma vez mais, o Dia do Hospital numa cerimónia onde foram valorizados os profissionais de saúde desta unidade como sendo a “força motriz” da instituição. Na sua primeira intervenção como Presidente do Conselho de Administração (C.A.) nesta data comemorativa, Teresa Faria Ribeiro sublinhou o …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Cláudio Lopes é o primeiro presidente do Instituto da Vinha e do Vinho
.
Chafariz do Largo Jaime Melo reconstruído antes do São João
.
Governo dos Açores distingue 50 autarquias no programa Eco-Freguesia
.
Concurso desertos nos Açores e na Madeira por falta de mão-de-obra e materiais
.