27 de Setembro de 2023
Câmara mais preocupada em proteger o Governo Regional do que os faialenses
Rui Gonçalves

Autor do Artigo
307
Para o PS chegou o tempo de dizer que é demais

J osé Leonardo e Rui Santos deram uma conferência de imprensa de fim de verão para divulgarem as suas posições sobre a atividade da Câmara Municipal.
“A realidade, como todos os faialenses já perceberam, é que este executivo municipal, dirigido por Carlos Ferreira, pouco mais tem feito do que a gestão corrente do município: pagar ordenados, acabar as obras que vêm de trás, fazer pequenas reparações”. Foi assim que o primeiro vereador da oposição caracterizou a atividade da Câmara, há quase dois anos em funções.
A crítica de José Leonardo dirigiu-se, não apenas à atividade da Câmara, mas também por esta ter reivindicado “muito pouco” do Governo Regional.
“O que todos os faialenses têm confirmado é que o Faial está parado enquanto os outros avançam. O PSD está a fazer com que o Faial fique para trás”, disse o vereador aos jornalistas.
Concretizando, José Leonardo escalpelizou.
Começou por lamentar o “péssimo serviço da SATA e da Azores Airlines” neste verão. Muitas vezes os faialenses ficaram impossibilitados de entrar ou sair da sua própria ilha. “O presidente da Câmara atual, que muito reivindicava, agora está calado”, acusou.
O PS manifesta-se também preocupado com a diminuição do número de dormidas na hotelaria, na ilha do Faial, enquanto se verifica, segundo José Leonardo, uma subida noutras ilhas e mesmo a nível regional.
A Variante foi outro tema que não poderia ficar fora da conferência de imprensa, a avaliar pelas críticas já feitas ao processo, nomeadamente na última reunião da Câmara, a que o INCENTIVO fez referência na sua edição de segunda-feira: “A segunda fase da Variante continua a ser uma miragem”, afirmam os socialistas. E repetem: “O presidente da Câmara, que muito reivindicava, agora está calado. E pior ainda, parado”.
Os transportes marítimos também não ficaram de fora das críticas socialistas.
“Há vários meses que se verificam condicionalismos da operação dos transportes marítimos de passageiros e viaturas entre as ilhas do Triângulo, o que constitui um grande retrocesso face aos avanços registados há cerca de uma década”, afirma José Leonardo, acrescentando existirem muitas queixas sobre atrasos no transporte de mercadorias, o que prejudica tanto empresários como consumidores”.
Mais uma situação que mereceu crítica foi o denominado parque de invernagem, classificado como “trapalhada” por ter sido anunciado e não concretizado. Só não ficou a saber-se qual é a “trapalhada” que envolve a sua construção.
O PS aproveitou a conferência de imprensa para revelar o que considera uma “fraquíssima execução” do orçamento regional nas intervenções anunciadas para o Faial. Outra vez, “o presidente da Câmara muito reivindicava e agora está calado”.
Foi ainda referido o atraso nas obras do Hospital e da Escola Básica e Integrada da Horta.
Sobre assuntos diretamente relacionados com a atividade da Câmara José Leonardo falou da recolha de resíduos. Segundo o vereador, há uma diminuição da regularidade da recolha em diversos locais.
Outros aspetos que falham nas obrigações da Câmara são, por exemplo, o atraso nas respostas a requerimentos dos munícipes, no pagamento a fornecedores, no apoio às instituições.
A concluir José Leonardo afirmou: “Carlos Ferreira e o PSD fizeram grandes promessas, aliciaram e iludiram os faialenses e agora voltaram-lhes as costas, desiludindo-os. “Carlos Ferreira e o PSD/Faial passam mais tempo a tentar encobrir os falhanços do Governo Regional e os seus próprios falhanços enquanto executivo municipal, do que a trabalhar em prol da ilha do Faial e dos nossos cidadãos”.
Numa alfinetada, propositadamente metida na conversa, Leonardo não terminaria sem se referir às fotografias de Carlos Ferreira profusamente divulgadas nas redes sociais. 

J osé Leonardo e Rui Santos deram uma conferência de imprensa de fim de verão para divulgarem as suas posições sobre a atividade da Câmara Municipal.
“A realidade, como todos os faialenses já perceberam, é que este executivo municipal, dirigido por Carlos Ferreira, pouco mais tem feito do que a gestão corrente do munic&iacu…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Guardas prisionais defendem diretor no caso do recluso hospitalizado
.
Inscrições para voto antecipado até quinta-feira
.
GNR apreende quase 12 quilogramas de lapas
.
Acidente rodoviário provoca um morto na ilha de São Miguel
.