20 de Setembro de 2023
Duas dezenas de instituições apoiadas para combate ao abandono no ensino superior
Lusa

Autor do Artigo
201

Mais de 20 instituições de ensino superior receberam financiamento para desenvolver projetos no âmbito da segunda fase do programa de combate ao abandono, depois de o Governo já ter apoiado, no início do ano, outras 24 universidades e politécnicos.

A segunda fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior foi lançada em maio e, segundo anunciou ontem o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, foram aprovadas as candidaturas de mais de 20 instituições, públicas e privadas.

“Com esta segunda fase de candidaturas, o Governo pretendeu alargar o incentivo ao desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso”, refere o comunicado.

Na segunda fase, foram financiadas em cerca de 3,7 milhões de euros universidades e politécnicos da Área Metropolitana de Lisboa, Algarve, e regiões autónomas dos Açores e da Madeira, que não tinham sido incluídas na primeira fase.

O objetivo do programa é que as instituições adotem práticas inovadoras de ensino, aprendizagem e avaliação e reforcem as “práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa, bem como a implementação de programas de tutoria e mentoria”.

Na primeira fase, concluída no início do ano, já tinham sido financiadas, em cerca de 6,6 milhões de euros, 24 instituições das chamadas regiões de convergência (Norte, Centro e Alentejo), uma vez que o financiamento era garantido pelo Fundo Social Europeu, através do Programa Operacional Capital Humano.

“Consideradas as duas fases o programa já atribuiu este ano mais de 10 milhões de euros para reduzir o abandono no ensino superior”, sublinha a tutela.

Destinada, sobretudo, aos alunos inscritos pela primeira vez no ensino superior, o executivo sublinha que se trata de uma “iniciativa sem precedentes na promoção do sucesso académico e no combate ao abandono”.

Mais de 20 instituições de ensino superior receberam financiamento para desenvolver projetos no âmbito da segunda fase do programa de combate ao abandono, depois de o Governo já ter apoiado, no início do ano, outras 24 universidades e politécnicos.

A segunda fase do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Trabalhadores de terra da SATA em greve ao trabalho suplementar a partir de dia 24
.
Festival Maravilha no mar
.
Herman José vai atuar no Faial em Setembro
.
Governo dos Açores alarga programa “Nascer Mais” a todos os concelhos
.