15 de Setembro de 2023
Greener Future certifica Festival Tremor dos Açores e premeia Boom em Idanha-a-Nova
Lusa

Autor do Artigo
110

Os festivais Tremor, nos Açores, e Boom, em Idanha-a-Nova, foram distinguidos pela Greener Future (AGF), que atribuiu os Green Futere Awards, anunciou a organização.

O Boom Festival, que decorreu em Idanha-a-Nova, de 20 a 27 de julho, foi distinguido com o “AGF Water & Sanitation Award”, prémio internacional que premeia a preocupação ambiental na vertente da utilização e consumo de água, de acordo com a lista de prémios publicada pela AGF.

O festival Tremor, que se realiza nos Açores, recebeu uma certificação da AGF, empresa sem fins lucrativos que ajuda organizações, eventos, festivais e locais a serem sustentáveis, indicaram os promotores do festival.

A organização do Tremor, sobre a certificação, refere que, “depois de marcar presença na edição 2022 do festival, onde teve oportunidade de acompanhar a sua produção e implementação, a entidade [AGF] destaca o esforço em minimizar a sua pegada ambiental, assim como o seu papel na promoção de comportamentos mais sustentáveis”.

De acordo com a nota de imprensa do Tremor, entre as “ações elogiadas estão a desmaterialização da comunicação - que reduziu ao mínimo a utilização de papel e materiais físicos, a disponibilização de água gratuita da rede pública aos festivaleiros, a criação de um sistema de transportes coletivos para participantes e o incentivo às boleias partilhadas, assim como as ações programáticas que propõem novas reflexões sobre o património natural do arquipélago”.

A organização do Tremor aponta que o relatório da AGF “dá nota positiva às atividades Tremor Todo-o-Terreno e Terra Incógnita que, a par de utilizarem trilhos já identificados e certificados, propõem uma participação onde não há qualquer tipo de consumo”.

As pessoas são “convidadas a levarem a sua água e desencorajadas de fumar, evitando a produção de desperdício e a poluição dos espaços”, de acordo com o Tremor.

“A entidade destaca ainda a aposta do festival na produção e comunidade artística local, que ocupa cerca de 50 por cento dos ‘slots’ de programação do festival, assim como as atividades e ações que incentivam à descoberta das tradições e comida locais (Cozinha Comunitária, Na Nossa Mesa, guia de restaurantes online)”, refere o Tremor.

O Tremor aponta que o evento recebeu ainda “nota positiva na estratégia de ‘upcycling’ aplicada ao ‘merchandising’ do festival, a utilização de um sistema ‘cashless’ que reduz os desperdícios relacionados com a faturação (recibos) e a reutilização de copos de plástico”.

A entidade destacou também “as atividades Selva Coragem e Ornitofaunia que aproximam as populações locais de temáticas ligadas à biodiversidade e preservação de espécies, assim como algumas das oficinas desenvolvidas no âmbito do serviço educativo do festival”.

Quanto ao Boom, a organização investiu, nesta 14.ª edição, 175 mil euros na construção de uma bacia de retenção impermeabilizada, para armazenar toda a água proveniente dos chuveiros, que é depois, tratada em três ilhas flutuadoras, através de plantas macrófitas.

The “AGF Water & Sanitation Award” distingue a preocupação ambiental na utilização de água e saneamento, reduzindo o seu consumo e o desperdício de água eliminando produtos químicos desnecessários e separando fluxos de resíduos líquidos para permitir que os processos biológicos naturais aproveitem nutrientes valiosos.

Na edição deste ano, o Boom Festival recebeu cerca de 39 mil pessoas de 177 nacionalidades, sendo a quinta edição consecutiva com lotação esgotada.

O Boom é um festival independente, sem patrocinadores, e é reconhecidamente consciente do ponto de vista ambiental, em termos de administração e de ações para reduzir o desperdício e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Os festivais Tremor, nos Açores, e Boom, em Idanha-a-Nova, foram distinguidos pela Greener Future (AGF), que atribuiu os Green Futere Awards, anunciou a organização.

O Boom Festival, que decorreu em Idanha-a-Nova, de 20 a 27 de julho, foi distinguido com o “AGF Water & Sanitation Award”, prémio internacional que premeia a preocupaç&atil…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
João Bettencourt acusa Carlos Ferreira de incoerência na defesa do Faial
.
Trabalhadores das Misericórdias dos Açores com aumentos de 7,07% em 2024
.
Consórcio põe providência cautelar contra cancelamento da privatização da Azores Airlines
.
PS/Açores alerta para “desnorte estratégico” e “caos operacional” na SATA
.