A secretaria regional do Mar e das Pescas (SRMP), através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), em colaboração com a Fundação Oceano Azul (FOA) e o programa Blue Azores, assinala as comemorações do Dia Internacional da Limpeza Costeira.
O programa incia-se amanhã e estende-se até ao dia 24 do corrente, com a promoção de limpezas costeiras e subaquáticas junto das mais diversas entidades e parceiros regionais.
Estas ações enquadram-se na “Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas dos Açores 2023”, promovida pela DRPM no âmbito das suas competências na temática do Lixo Marinho, contribuindo ainda para os objetivos dos projetos LIFE IP Azores Natura e OceanLit.
À semelhança do ocorrido em anos anteriores, a DRPM pretende envolver todos os cidadãos, entidades públicas e privadas, bem como organizações cívicas dos Açores, para a problemática do lixo marinho - uma preocupação que é partilhada por cada vez mais pessoas em todo o mundo.
Nesse sentido, segundo avança no site do Governo, a DRPM convida todas as entidades, públicas, privadas e a comunidade a participar ou a organizar ações de limpeza costeira ou subaquática na sua ilha, tendo em vista alertar a sociedade para esta problemática.
A DRPM compilará informação referente a todas as ações de limpeza organizadas neste âmbito e os dados obtidos serão utilizados para responder às exigências de reporte internacional da Região Autónoma dos Açores no contexto da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e da Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR), suportando também a definição de macropolíticas de âmbito internacional na área do lixo marinho.