12 de Setembro de 2023
Flamengos com falta de mão-de-obra e dificuldades na contratação de operários
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
502
Preocupação permanente do executivo é manter a Freguesia limpa e asseada

A Freguesia dos Flamengos assinalou o seu XXIV Dia. 

Na sessão solene comemorativa do Dia da Freguesia, o presidente da Junta, José Amaral, começou por referir que, com o passar do tempo, os ‘Dias da Freguesia’ ganharam importância e um lugar próprio no calendário anual dos acontecimentos relevantes das freguesias. 

«Nos Flamengos, dá-se a circunstância feliz de serem concomitantes as celebrações da nossa principal festa religiosa e do Dia da Freguesia e programa que lhe está associado. Ainda bem que assim é, porque o nosso povo não diferencia a importância que, uma e outro têm para as vivências da comunidade flamenguense», disse.

José Amaral salientou que a Freguesia dos Flamengos é conhecida por ser uma freguesia onde existe um grande sentido comunitário, que, de uma forma simbólica, se expressa no espaço onde se realizou a sessão solene, no Polivalente dos Flamengos, «um dos lugares da nossa ilha onde a palavra “polivalente” adquire um sentido mais verdadeiro». 

«Nestas quatro paredes e em torno delas concentra-se grande parte da atividade social e cultural da nossa Freguesia. Isto é assim porque nos Flamengos existem instituições muito ativas e dinâmicas, instituições estas, por sua vez, compostas por cidadãos dedicados ao bem comum, com alto sentido de serviço à comunidade», destacou. 

No momento, José Amaral, recordou a saída recente do Padre Marco Luciano da paróquia dos Flamengos e manifestou grande apreço pela sua dedicação à paróquia e à freguesia, que a todos beneficiou. Na ocasião, aproveitou para endereçar ao Padre Marco Gomes, novo pároco da Freguesia, uma mensagem de acolhimento fraterno e reiterar a disponibilidade da Junta de Freguesia para manter e aprofundar a parceria com a igreja, cuja máxima expressão acontece, anualmente, nas Festas de Nossa Senhora da Luz. 

Depois de falar dos aspetos mais positivos da Freguesia, o autarca não pôde deixar de realçar aquilo que se enquadra no conjunto das principais necessidades da autarquia. 
José Amaral referiu que uma preocupação permanente da Junta é manter a freguesia limpa e asseada. «Neste âmbito, a delegação de competências da Câmara Municipal e respetiva dotação financeira assume especial importância. No entanto, deparamo-nos com um enorme problema, que é a falta de mão-de-obra e a dificuldade de contratação de operários ao abrigo dos programas ocupacionais. Esta questão deveria ter uma abordagem global, a nível de ilha, envolvendo várias entidades. Numa altura em que tanto se fala no trabalho em rede, talvez este seja um assunto que mereça esse tipo de solução».

Neste momento a Junta apresenta também outra grande dificuldade com as recentes avarias das carinhas que dispõe, o que, segundo o autarca, dificultou imenso a preparação de toda a logística das festas. José Amaral salientou que é urgente a aquisição de uma camioneta basculante para os trabalhos realizados pela Junta, substituindo assim as viaturas atuais. 

Quanto às vias de comunicação José Amaral referiu que hoje é possível falar da Rua Formosa e da Rua de São Lourenço de maneira diferente das abordagens anteriores, pois as respetivas obras avançaram.

No projeto não foram previstas as valetas mas a Junta já procedeu à sua reparação, na Rua Formosa. Contudo, o presidente da Junta referiu que ainda falta realizar essa beneficiação na Rua de São Lourenço e também está a faltar a asfaltagem das duas canadas da Rua Formosa, obra que o executivo espera ver concretizada o quanto antes, pela Câmara Municipal.

Ainda no que diz respeito a estradas, José Amaral adiantou que a Junta de Freguesia já sinalizou junto do Município todas as vias com necessidade de intervenção. «Por exemplo, na Rua Nova foi efetuado o levantamento topográfico, encontrando-se em fase de elaboração o respetivo projeto. Sabemos que há prioridades a estabelecer e disponibilidades a gerir por parte da Câmara Municipal da Horta relativamente à execução de empreitadas, percebendo, naturalmente, que não se consegue fazer tudo de uma vez».


Relativamente à intervenção a efetuar na zona das bicas e ribeira, apresentada publicamente no ano passado, as ideias apresentadas seguiram para a Câmara Municipal e, nesta altura, o projeto encontra-se em fase de elaboração. 

José Amaral destacou ainda a candidatura do Futebol Clube dos Flamengos para o alargamento e substituição do piso sintético que foi, finalmente, dotada financeiramente pelo Governo Regional e as obras já estão em curso, embora registando algum atraso, em breve estão concluídas. 

O Dia da Freguesia realiza-se a 8 de setembro mas a sessão solene, este ano, foi antecipada para o dia 7 para não interferir com o programa das Festas de Nossa Senhora da Luz. 

Na sessão solene comemorativa, realizada no Polivalente da Freguesia, foram homenageados Carlos Rita, Ivone Silva, Otília Santos e a Casa do Povo dos Flamengos pelos seus contributos para o engrandecimento da Freguesia. 

A Freguesia dos Flamengos assinalou o seu XXIV Dia. 

Na sessão solene comemorativa do Dia da Freguesia, o presidente da Junta, José Amaral, começou por referir que, com o passar do tempo, os ‘Dias da Freguesia’ ganharam importância e um lugar próprio no calendário anual dos acontecimentos relevantes das freguesias. 





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Quinze dos 133 cardeais que integram o Conclave estiveram em Fátima
.
Cláudio Lopes é o primeiro presidente do Instituto da Vinha e do Vinho
.
Marinha coordena resgate médico de homem a nordeste da Ilha Terceira
.
Guardas prisionais defendem diretor no caso do recluso hospitalizado
.