06 de Setembro de 2023
Salão homenageia Grupo Folclórico da Freguesia pelos seus 50 anos
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
378
Executivo pretende colocar casa mortuária em funcionamento ainda este ano

A freguesia do Salão assinalou, pela terceira vez, o seu dia.

Sérgio Gomes, presidente da Junta, começou por declarar na sessão solene comemorativa que, uma vez mais, foi possível celebrar o Dia da Freguesia em conjunto com a Paróquia e assim integrar a comemoração do terceiro Dia da Freguesia na semana da festa da padroeira.

«Com esta celebração damos continuidade a este evento que é apenas o terceiro Dia da Freguesia mas que esperamos que seja realizado todos os anos, pois este é um dia importante para a instituição que é a Junta mas também para todas as nossas entidades da freguesia e toda a sua população», disse o presidente da Junta no seu discurso.

A assinalar o seu terceiro Dia da Freguesia e a festejar 293 anos de elevação do Salão a freguesia, o executivo homenageou o Grupo Folclórico do Salão pelo seu 50.º aniversário, meio século de vida.

Recordando o percurso do Grupo, desde 1967, Sérgio Gomes salientou que o Grupo Folclórico do Salão é uma instituição que exerce o papel fundamental da integração de jovens da freguesia e da ilha, no ensino dos bailes e cantares da freguesia e da ilha do Faial que eram executados pelas pessoas que se reuniam nas casas particulares para os serões de milho.

O presidente da Junta acrescentou ainda que este trabalho de transmissão das tradições, de ensino e ocupação de jovens, é fundamental na sociedade dos nossos dias.

«Ao longo dos anos o Grupo tem mantido sempre o nível original da época que representa, sendo por isso muito solicitado a participar em convívios, festivais de folclore e festejos religiosos. Este empenho tem valido ao grupo várias saídas para nos representar, nomeadamente aos Estados Unidos da América, Espanha, Alemanha, continente Português, Madeira e quase todas as ilhas dos Açores, sendo assim um símbolo do Salão que nos enche de orgulho quando vemos e ouvimos as suas atuações», disse.

Fazendo um balanço do seu executivo, durante estes últimos 12 meses, o presidente da Junta salientou a roça e limpeza assídua dos caminhos municipais, a manutenção dos equipamentos de freguesia e o esforço para a construção de novas infraestruturas como a colocação de um novo parque infantil no parque de campismo, em parceria com a Câmara Municipal da Horta, dando condições de recreio aos mais novos e capacitando aquele espaço para uso das famílias da freguesa e da ilha, nomeadamente para a realização de festas aniversário e outros eventos.

O autarca destacou também a limpeza assídua das casas de banho na área de campismo e balnear e a roça periódica da relva do espaço por forma a oferecer condições de lazer a todos os que visitam a freguesia pois, segundo Sérgio Gomes, este verão voltou a demonstrar a grande procura pelo espaço e a necessidade de o executivo olhar de outra forma para o seu funcionamento.

Sérgio Gomes anunciou que para breve, com o apoio do Governo Regional, está a intervenção na plataforma de acesso ao porto, transformando a zona mais inclinada em degraus.

A decorrer está a intervenção no moinho da chã, «um símbolo da freguesia» que o executivo espera que esteja visitável ainda este ano civil.

No seu discurso o presidente da Junta deu destaque à sua freguesia limpa, o que lhe tem valido o galardão de Bandeira Verde e, nos últimos cinco anos, o diploma de excelência.

Sérgio Gomes referiu também que é «com bons olhos» que o executivo vê, por parte da Câmara Municipal, a realização do projeto do caminho Velho e Rua Manuel Faria de Castro para a substituição da canalização de fibrocimento e colocação do novo tapete asfáltico. Um processo que o executivo da Junta já tinha considerado urgente e que necessita de continuidade no caminho do Barreiro, Grotão e Rebentão.

O presidente da Junta recordou ainda o dia sete de novembro do ano passado, dia em que os técnicos da Câmara Municipal em conjunto com os operacionais da Junta iniciaram a obra da casa mortuária com a instalação das cotas e esquadria. Uma obra que se tem mostrado exigente para o executivo da Junta de Freguesia pois está a ser realizada pelos assistentes operacionais da Junta e muitas vezes com os membros do executivo.

«Em menos de um ano já muito fizemos e embora ainda não esteja concluída estamos neste momento na fase de acabamentos interiores, trabalho minucioso e demorado, mas é objetivo deste executivo terminar e colocar em funcionamento ainda este ano civil», concluiu o autarca.

A casa mortuária é uma infraestrutura há muito almejada na freguesia, nos últimos 30 anos tem sido referência nos manifestos eleitorais não sendo diferente para o atual executivo da Junta que considera ser mesmo o principal objetivo a realizar no mandato.

O terceiro Dia da Freguesia do Salão realizou-se domingo na igreja paroquial.

A freguesia do Salão assinalou, pela terceira vez, o seu dia.

Sérgio Gomes, presidente da Junta, começou por declarar na sessão solene comemorativa que, uma vez mais, foi possível celebrar o Dia da Freguesia em conjunto com a Paróquia e assim integrar a comemoração do terceiro Dia da Freguesia na semana da festa da padroeira.





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Chafariz do Largo Jaime Melo reconstruído antes do São João
.
Marinha coordena resgate médico de homem a nordeste da Ilha Terceira
.
Recluso internado depois de ter passado três dias numa cela sem roupa
.
Tudo a postos para o arranque do 36º Rali Ilha Azul
.