07 de Junho de 2023
Marina da Horta a rebentar pelas costuras manda iates para fora do Pasteleiro
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
486
Baía do porto não leva mais embarcações

Todos os anos repete-se a dificuldade que o porto da Horta experimenta para acolher os iates que demandam a ilha do Faial.

Com a Marina cheia, a rebentar pelas costuras, os iates que chegam à Horta só encontram solução para permanecer aqui alguns dias na baía e até, este ano, fora do Pasteleiro.

O problema vem-se repetindo há muito tempo e não aparece a solução.

Os funcionários da Marina dizem que já não sabem o que fazer, todas as vezes que veem um iate a chegar.

Parece que ninguém quer encontrar a solução para o problema. E depois queixam-se que os iates passam a procurar outros portos dos Açores para fazerem a sua paragem no arquipélago.

Os funcionários do Governo não falam sobre o assunto com medo de represálias. Já era assim no passado. Os políticos locais assumem a mesma postura.

A solução apresentada pelo Governo socialista para o reordenamento do porto encontrou muitas resistências e não foi concretizada.

Agora, não parece haver qualquer solução; nem boa nem má.

A Marina da Horta é cada vez mais procurada e as soluções que apresenta aos iatistas são aquilo que eles não querem. Houve no ano passado e continua a haver este ano, a possibilidade dos iate fundearem na baía, junto à Espalamaca e no Pasteleiro. É como se estivéssemos a dizer aos iatistas que não venham para cá. Procurem outros portos onde possam ser mais bem acolhidos.

Recentemente reuniu no Faial a direção do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, do qual a baía da Horta faz parte. Para quê? Para dizermos aos estrangeiros que não os podemos receber em condições?

Publicar fotografias no Facebook com os estrangeiros de sorriso rasgado, contentes e felizes por estarem no Faial, é muito pouco.

Desde que mudou o Governo Regional, que passou a ser liderado pelo PSD, não se sabe nada sobre a intenção de reorganizar o espaço do porto da Horta. E já lá vão mais de dois anos.

A nova administração da Portos dos Açores, nomeada já pelo novo Governo, sobre este assunto, não ata nem desata. Descobriu que construindo um designado parque de invernagem talvez calará a boca dos críticos por mais algum tempo. A Câmara Municipal da Horta colou-se-lhe para aproveitar a embalagem. Mas sobre o reordenamento do porto… nada.

Até a secretária regional que superintende os portos já confidenciou aos seus pares do partido que a solução para os iates pode passar por colocar fingers na baía norte, no interior do Terminal de Passageiros.

Não sabemos qual será a solução para o futuro. Esta não é com certeza. O pior é que não há nenhuma.

A Marina da Horta continua a ser considerada e respeitada internacionalmente, mas, entre nós, ninguém lhe liga. Enquanto houver iatistas a demandar o porto da Horta estamos tranquilos. Mesmo sem ter condições para lhes oferecer durante a sua permanência nesta ilha.

Quando já não tivermos iates, então alguém se lembrará de clamar que ao Faial até os iates lhe tiraram.

Enquanto o Governo foi do Partido Socialista não faltaram vozes no PSD a reclamar estudos, e também da sociedade chamada civil. Agora no poder, regional e municipal, não sabem o que fazer com os estudos.

Provavelmente continuaremos a assistir a esta incompetência. É que, neste momento, ninguém sabe publicamente o que está projetado para o porto da Horta.

Todos os anos repete-se a dificuldade que o porto da Horta experimenta para acolher os iates que demandam a ilha do Faial.

Com a Marina cheia, a rebentar pelas costuras, os iates que chegam à Horta só encontram solução para permanecer aqui alguns dias na baía e até, este ano, fora do Pasteleiro.

O problema vem-se repetindo há muit…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Chuva intensa durante a manhã de hoje não provocou estragos no Faial
.
Universidade dos Açores pede celeridade para novas residências
.
Lista de espera de cirurgia nos Açores aumenta há 10 meses consecutivos
.
Império da Ponte dos Flamengos preserva património
.