07 de Junho de 2023
Escolas dos Açores vão ter curso de teatro no ensino básico
Portal do Governo

Autor do Artigo
302

A secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou na segunda-feira que os alunos açorianos vão poder inscrever-se no curso básico de Teatro, um novo curso artístico especializado que passa a fazer parte da oferta educativa do ensino básico.

“A proposta apresentada é a de que as escolas analisem esta possibilidade, para que, no máximo em 2024/2025, possamos arrancar com uma resposta educativa na área do ensino artístico”, realçou.

À semelhança do que já acontecia com os cursos básicos de Música e de Dança, os alunos vão poder optar pelo curso de Teatro, “que na Região não existia”.

O anúncio foi feito na reunião do conselho coordenador do sistema educativo, esta segunda-feira, na Escola Básica Integrada Roberto Ivens.

No encontro foram ainda debatidas as modificações decorrentes das alterações legislativas significativas feitas nos últimos meses.

“Apresentamos as orientações para as escolas poderem, de uma forma natural, com tranquilidade, fazer a preparação do ano letivo nos próximos meses”, realçou.

Decorrente da aprovação do diploma da educação inclusiva, a secretaria da educação apresentou uma proposta de portaria relativa aos programas educativos de escolarização e formação, que dizem respeito aos programas que são aplicáveis aos alunos no âmbito da educação inclusiva.

A titular da pasta da Educação explicou que a alteração adapta estes programas “fazendo com que vão mais ao encontro das idades específicas dos anos curriculares” a que eles se destinam.

“Estamos a falar de programas de escolarização que se constituem como alternativas com medidas adicionais a alunos que sejam sinalizados e que por essa via se pretende que eles adquiram as competências de um determinado ciclo e nível de ensino”, explicou.

De acordo com a governante, até então, havia “um desfasamento de idades” face às competências que se pretendia que os alunos adquirissem, por isso, a Secretária propôs ao conselho coordenador “fazer um casamento entre as idades que estão definidas” nestes programas específicos e as idades que correspondentes aos currículos.

Durante a reunião foram ainda debatidas as alterações decorrentes com a aprovação do regime jurídico de criação, autonomia e gestão das unidades orgânicas e do Estatuto da Carreira Docente da Região.

A secretária regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, anunciou na segunda-feira que os alunos açorianos vão poder inscrever-se no curso básico de Teatro, um novo curso artístico especializado que passa a fazer parte da oferta educativa do ensino básico.

“A proposta apresentada é a de que as escolas…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Crise sísmica na Terceira com valor anormal apenas de sismicidade
.
Áreas marinhas protegidas dos Açores dividem especialistas e associações
.
Agências de viagens da Terceira querem que seja "reposta legalidade" de Subsídio Social de Mobilidad
.
Prisão preventiva para homem que abusou sexualmente de menores no Faial
.