05 de Junho de 2023
Concluída operação de limpeza e recuperação de três furos de captação de água para consumo humano
INCENTIVO

Autor do Artigo
194
Câmara investiu 124 mil e 748 euros nos trabalhos

O furo do Lameiro Grande, no mês de junho de 2021, ficou inoperacional com grave prejuízo para o abastecimento de água do concelho, durante uma operação de manutenção, em que ocorreu um colapso estrutural da referida captação, sendo impossível a recolocação do grupo eletrobomba. Por meio duma inspeção videográfica ao furo, o Município constatou a grave e total obstrução do mesmo a partir dos 127m de profundidade.

Paralelamente ao colapso estrutural do furo do Lameiro Grande, os serviços do Município já tinham identificado problemas de obstrução no furo Maria Dias, na freguesia dos Cedros, e no furo da Fonte do Rego, na freguesia da Feteira.

“Atendendo a que essas captações são de vital importância no fornecimento de água no Município da Horta, e após várias tentativas sem resultado para se encontrar uma solução técnica viável para a desobstrução dos respetivos furos, em agosto de 2022 foi assinado o auto de consignação referente à empreitada de Requalificação de Furos de Captação de Água, adjudicado à empresa Turbilhão de Traços Lda., especializada em limpeza de captações de água”, explicou o vereador Eduardo Pereira.

Segundo adianta a autarquia em nota de imprensa enviada às redações, a empreitada, no valor de 124 mil e 748 euros, ficou agora concluída com êxito, após atrasos relacionados com a complexidade técnica da obra e situações imprevistas no decorrer da mesma.

Para recolocar em exploração o furo do Lameiro Grande, o responsável municipal pelo setor da água avançou que, devido estado avançado de degradação do encamisamento atual que impossibilita a reativação da exploração, será efetuado um novo encamisamento, num investimento de 46 mil e 315 mil euros, estando a conclusão dos trabalhos prevista para o mês julho.

“Com esta importante ação, fica concluída mais uma fase de renovação das infraestruturas de abastecimento de água ao concelho, que contemplam ainda a construção do novo furo dos Flamengos, na zona do Farrobo, já adjudicado, bem como a renovação e construção de traçado para a adução de águas do grupo das nascentes ‘águas claras – Capelo’ para o reservatório das Cancelas, em Castelo Branco, e Alto da Ribeira do Cabo, no Capelo.

O autarca destacou ainda que, de entre os investimentos programados, continuam os trabalhos de substituição de condutas de abastecimento de água em fibrocimento em toda a ilha. 

O furo do Lameiro Grande, no mês de junho de 2021, ficou inoperacional com grave prejuízo para o abastecimento de água do concelho, durante uma operação de manutenção, em que ocorreu um colapso estrutural da referida captação, sendo impossível a recolocação do grupo eletrobomba. Por meio duma inspeçã…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
PS critica operação marítima mas governo açoriano defende aposta no transporte aéreo
.
Falhas no transporte marítimo de mercadorias estão a estrangular a economia do Faial
.
PAN absteve-se na votação do Orçamento da região para este ano
.
PPM diz que Orçamento para este ano significa recuperar tempo perdido
.