31 de Maio de 2023
Preço do gasóleo nos Açores baixa 8,5 cêntimos por litro amanhã
Lusa

Autor do Artigo
171

O preço do gasóleo nos Açores desce 8,5 cêntimos por litro amanhã e o preço da gasolina não sofre alterações, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial.

Em junho, o gasóleo passa a custar 1,356 euros por litro na região, menos 8,5 cêntimos do que o preço praticado em maio (1,441).

Já o preço da gasolina, fixado em 1,523 euros em maio, não sofre alterações no próximo mês.

O executivo açoriano justifica o “ajustamento do preço máximo de venda ao público” dos combustíveis com “as recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.

Não foi publicado em Jornal Oficial um novo despacho a fixar o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas.

O fuelóleo com teor de enxofre inferior ou igual a 1%, quando destinado a outros consumos, fornecido a granel nas instalações das companhias distribuidoras em cada ilha, aumenta 1,4 cêntimos para 0,599 euros por quilograma.

Já o fuelóleo para a produção de eletricidade, fornecido a granel nas instalações das companhias distribuidoras em cada ilha, regista uma subida de preço na ilha de São Miguel de 591,87 para 606,24 euros/TM e na Terceira de 620,81 para 635,18 euros/TM.

No Pico baixa de 717,87 para 714,23 euros/TM e no Faial de 703,78 para 700,14 euros/TM.

O preço do gás butano vendido em garrafas, canalizado ou em granel não sofre alterações, variando entre 1,348 euros por quilograma (a granel) e 1,618 por quilograma (garrafa de 24 litros, construída em materiais leves, vendida ao público, no local de consumo).

Os preços máximos dos produtos petrolíferos e energéticos nos Açores são “alterados no dia 1 de cada mês e nos montantes equivalentes à variação do valor do Preço Europa (PE) mensal”.

Em março, o executivo açoriano aumentou a taxa do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) em 10 cêntimos, justificando a decisão com “uma tendência de normalização dos preços dos combustíveis no mercado mundial, para valores similares aos anteriores à crise geopolítica provocada pela guerra na Ucrânia”.

O preço do gasóleo nos Açores desce 8,5 cêntimos por litro amanhã e o preço da gasolina não sofre alterações, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial.

Em junho, o gasóleo passa a custar 1,356 euros por litro na região, menos 8,5 cêntimos do que o preço praticado em maio (1,441).

J&aa…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Mais de um quilograma de haxixe apreendido e três suspeitos de tráfico detidos
.
Parlamento dos Açores realiza debate de urgência sobre incêndio no HDES
.
Trabalhadores de terra da SATA em greve ao trabalho suplementar a partir de dia 24
.
Idosos em Portugal menos deprimidos que gerações mais novas
.