19 de Maio de 2023
Líder da Fábrica de Tabaco Micaelense alerta que nova lei penaliza pequenas empresas
Lusa

Autor do Artigo
125
Setor na Região representa receita de mais de 50 ME

O presidente da Fábrica de Tabaco Micaelense (FTM) alertou ontem para o risco da extinção de empregos no setor da distribuição, devido à nova lei do tabaco, uma proposta “anacrónica” que vai penalizar “muitas “pequenas empresas”.

“Esta opção, na nossa perspetiva, é penalizadora de muita gente. Há muitas pequenas empresas que tem parte do seu negócio alicerçado no funcionamento das máquinas de venda e há muitos empregos associados a este processo de comercialização”, afirmou Mário Fortuna à agência Lusa.

Segundo uma proposta de lei do Governo da República, a venda de tabaco em máquinas automáticas vai ser proibida em 2025 e ainda este ano será interdito fumar nos espaços ao ar livre junto de edifícios públicos como escolas, faculdades ou hospitais.

Caso a proposta seja aprovada pela Assembleia da República, deixa de ser possível a venda de tabaco direta ou através de máquinas de venda automática em locais como restaurantes, bares, salas e recintos de espetáculo, casinos, bingos, salas de jogos, feiras, exposições.

O também professor de Economia da Universidade dos Açores alertou que a proposta é “anacrónica”, uma vez que vai “muito mais além” da diretiva europeia que está a ser transposta para os países da União Europeia.

“Esta medida é um pouco anacrónica relativamente àquilo que está a acontecer na Europa”, assinalou.

O presidente do conselho de administração da FTM, tabaqueira que emprega cerca de 100 trabalhadores distribuídos pelos Açores e Madeira, prevê um “impacto bastante grande” caso a iniciativa entre em vigor, lembrando que o diploma atual “nem autoriza as bombas de gasolina a vender tabaco”.

“Naturalmente que, desaparecendo as 50 mil máquinas de venda a nível nacional, tem uma implicação bastante grande para quem investiu e trabalha nessas áreas. Vão desaparecer muitos postos de trabalho que hoje estão ocupados na distribuição e vão reduzir-se substancialmente e drasticamente os pontos de venda”, afirmou.

Mário Fortuna, que também preside à Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, detalhou que o setor representa uma receita fiscal de 1400 milhões de euros a nível nacional.

Nos Açores, a receita proveniente do tabaco situa-se em “mais de 50 milhões de euros” e na região devem existir cerca de três a quatro mil máquinas de venda automática, disse.

“A proposta na generalidade, com aquilo que tem vindo a público, é um pouco estranha na medida em que não se prossegue o objetivo específico de informar as pessoas relativamente às implicações do tabaco, mas limita-se, de uma forma que não prevíamos, a comercialização”, assinala.

O líder da FTM, fundada em 1866, realça que “uma coisa é a informação” acerca de um produto e “outra coisa é condicionar a chegada ao mercado”.

“Estamos habituados a uma economia de mercado onde os comerciantes e a economia resolvem a comercialização. O que o governo está a fazer é a regulamentar de forma peculiar a venda de tabaco”, afirmou.

Mário Fortuna ressalvou, contudo, que a proposta “é uma incógnita” porque ainda “não se conhece o detalhe”: “No pormenor é que vão estar os aspetos importantes”, concluiu.

A 11 de maio, o Conselho de Ministros aprovou diversas alterações à lei do tabaco, equiparando cigarros eletrónicos ao tabaco normal e criando restrições à venda e consumo, com o ministro da Saúde a sublinhar que é preciso “ir mais longe”.

O presidente da Fábrica de Tabaco Micaelense (FTM) alertou ontem para o risco da extinção de empregos no setor da distribuição, devido à nova lei do tabaco, uma proposta “anacrónica” que vai penalizar “muitas “pequenas empresas”.

“Esta opção, na nossa perspetiva, é penalizadora d…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Governo não confirma Ilídia Quadrado na Portos dos Açores
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.
Polícia Marítima deteta infrações a bordo de embarcações de pesca
.
Sismo de 2,9 na escala de Richter nas ilhas Pico, Faial e Terceira
.