18 de Maio de 2023
Cooperação com poder local para aposta na mobilidade suave
Lusa

Autor do Artigo
117

O presidente do Governo dos Açores desafiou ontem as autarquias a apostarem na transição e na afirmação da mobilidade suave na região, numa lógica de partilha e cooperação entre o poder regional e local.

“Todos os municípios estão disponíveis, tal como o Governo, para esta cooperação. Estamos aqui num município que tem esta visão para a transição da mobilidade elétrica”, afirmou José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas.

O chefe do executivo açoriano falava na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, após a assinatura do contrato para a atribuição de Bicicletas Elétricas, Estações de Parqueamento e Carregamento Automático para o sistema público de bicicletas partilhadas da RAA “Azores eBike”.

No âmbito dos dois contratos assinados entre o Governo Regional e o município da Ribeira Grande, são disponibilizados sete pontos de carregamento para veículos elétricos no concelho da costa norte da ilha de São Miguel.

Ainda no âmbito do contrato assinado, integrado no projeto “Azores eBike”, são disponibilizadas 20 bicicletas elétricas com GPS incorporado, três estações de parqueamento e carregamento elétrico automático, e 300 cartões de utilização.

“É um incentivo para as outras autarquias seguirem o mesmo caminho na sustentabilidade. E o Governo será pro-ativo nesta mobilização do poder local aderente a essas iniciativas. Não ficaremos a aguardar. Vamos também fazer este percurso perante todos os municípios nos Açores”, sustentou o chefe do executivo açoriano.

O presidente do Governo dos Açores realçou que a Ribeira Grande é um município de “inovação e de rasgo para o futuro”, destacando a sinergia ente a administração regional e a autarquia no projeto de mobilidade suave.

“Vivemos hoje cada vez mais um mundo da co-decisão” e da “partilha também dos resultados”, vincou José Manuel Bolieiro.

O chefe do executivo açoriano acrescentou que a mobilidade suave está a desenvolver-se para “uma lógica de partilha” no quadro da cooperação Governo e autarquias.

Bolieiro apelou ao “bom uso” e “respeito” por estes novos meios de mobilidade suave colocados à disposição dos utilizadores.

O presidente do Governo dos Açores desafiou ontem as autarquias a apostarem na transição e na afirmação da mobilidade suave na região, numa lógica de partilha e cooperação entre o poder regional e local.

“Todos os municípios estão disponíveis, tal como o Governo, para esta cooperação.…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Acidente na Variante provoca ferido grave
.
Polícia Marítima deteta infrações a bordo de embarcações de pesca
.
Sismo de 2,9 na escala de Richter nas ilhas Pico, Faial e Terceira
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.