15 de Maio de 2023
Aprovada regularização da carreira dos enfermeiros com efeitos a 2019
Lusa

Autor do Artigo
156

A Assembleia dos Açores aprovou na semana passada por unanimidade uma proposta, da autoria inicial do Governo Regional, que regulariza a carreira dos enfermeiros, atribuindo 1,5 pontos por cada ano de serviço, com efeitos a 1 de janeiro de 2019.

A aprovação do decreto legislativo regional que define as “regras de contagem do tempo de serviço dos trabalhadores das carreiras de enfermagem para efeitos de progressão na carreira e de transição para a categoria de enfermeiro especialista” decorreu durante o plenário de maio do parlamento açoriano, na Horta.

A proposta original do Governo Regional previa, entre os anos de 2019 a 2022, a atribuição de 1,5 pontos (incluindo a carreira especial de enfermagem) por cada ano de exercício de funções, com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2022.

Contudo, foi aprovada uma proposta de alteração do PSD/CDS-PP/PPM para que os trabalhadores nas carreiras de enfermagem e especial de enfermagem recebam 1,5 pontos por cada ano com efeitos a partir de 1 de janeiro de 2019.

A proposta de alteração submetida pela coligação que integra o Governo Regional também permite a extensão aos trabalhadores em situação de mobilidade.

PS e BE também apresentaram propostas de alteração ao diploma, que foram reprovadas, para o alargamento do diploma aos enfermeiros com contrato de trabalho a termo (o BE também proponha a extensão aos trabalhadores em regime de mobilidade).

No debate na especialidade, a secretária regional da Saúde, Mónica Seidi, disse não ser possível estender a regularização aos enfermeiros com contrato a termo por “questões jurídicas”, considerando que tal era “legalmente injustificado”.

Do lado dos autores das propostas de alteração, o líder parlamentar do BE, António Lima, considerou o argumento jurídico uma “desculpa para não fazer justiça”, enquanto o deputado do PS Tiago Lopes acusou o Governo Regional de não querer “corrigir a situação” dos 12 enfermeiros na região com contrato a termo.

A Assembleia dos Açores aprovou na semana passada por unanimidade uma proposta, da autoria inicial do Governo Regional, que regulariza a carreira dos enfermeiros, atribuindo 1,5 pontos por cada ano de serviço, com efeitos a 1 de janeiro de 2019.

A aprovação do decreto legislativo regional que define as “regras de contagem do tempo de serviço dos …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
IL diz que não houve “mudança de paradigma” na política regional
.
Governo dos Açores defende recuperação da vocação atlântica do país
.
Sete ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido a chuva por vezes forte
.
Grua do porto do Varadouro parada durante 60 dias
.