09 de Maio de 2023
Campos de golfe algarvios querem ligação a ETAR para reduzir consumos
Lusa

Autor do Artigo
56

Os campos de golfe no Algarve querem ficar rapidamente ligados às ETAR e consumir apenas águas residuais, uma medida para reduzir o consumo da rede pública que os responsáveis do setor lamentam que tarde em ser executada.
A agência Lusa falou com responsáveis dos dois maiores grupos com campos de golfe no Sul do país que sublinham já ter tomado medidas para reduzir o consumo, mas que ainda falta passarem a receber mais água das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).
O sotavento (leste) do Algarve encontra-se numa situação de seca severa, mas o barlavento (oeste) também sofre com o agravamento da falta de chuva e escassez de água, o que levou as autoridades a procurar medidas que minimizem os efeitos da seca sem prejudicar o principal setor da região, o Turismo.
“Invistam o mais depressa possível. Há dois anos que estamos a falar em investir, mas foram dados muito poucos passos concretos no terreno”, afirmou o administrador do Grupo Pestana para o Algarve, Pedro Lopes.
O responsável lamentou a existência de uma série de investimentos que estão previstos há vários anos e que continuam sem sair do papel, como os previstos na construção de uma dessalinizadora, nas redes de água, nos esgotos para as ETAR ou nas fugas da rede, entre outros.
O administrador do grupo que tem cinco dos cerca de 40 campos do Algarve assegura que, nos últimos anos, a redução de água utilizada na rega dos cinco campos de golfe é de “um terço a 40%”, tendo sido tomadas uma série de medidas, como a utilização de novas variedades de relva que necessitam de menos água.
“Aqui podem ver [os relvados]. [Algumas partes] até estão nalguns locais um pouco acastanhadas, precisamente porque recebem menos água e menos adubos”, disse Pedro Lopes, apontando para o campo de golfe do Gramacho, no Carvoeiro, município de Lagoa.
O administrador do Grupo Pestana assegurou que estão a usar “bastante menos água” do que há três anos, insistindo que agora “é essencial” ligar os campos de golfe às ETAR.
Pedro Lopes não tem dúvidas que “a água [das ETAR] que hoje é desperdiçada, indo para os rios e para o mar, […] pode ser utilizada nos campos de golfe precisamente no verão, que é quando eles precisam” mais.
O administrador do Grupo Pestana sublinhou que os 40 campos de golfe na região sul do país “estão sempre atentos às novas tecnologias e à forma de poupar água. Não só pelo seu custo como, também por ser um recurso muito escasso”, sublinhou.
“Já há três [campos] ligados [a ETAR] no Algarve, mas muitos mais têm que fazer isso”, sublinhou Pedro Lopes, insistindo na falta que faz que essas estações disponibilizem águas residuais.
O Grupo Pestana vai começar no próximo verão a usar a água de ETAR em dois dos campos de golfe que tem no Algarve, numa altura que estão mais turistas na região e as estações de tratamento têm uma maior produção.
Por seu lado, Rui Grave, diretor da manutenção dos campos de golfe do Grupo D. Pedro (Vilamoura), que também tem cinco campos no Sul do país, sublinhou o esforço feito pela sua empresa nos últimos anos no sentido da redução da quantidade de água utilizada para regar.
“Nós estamos, ano após ano, sempre no sistema de utilizar o mínimo necessário e só o que é necessário. Por isso não se trata de termos mudado o ‘chip’ [comportamento], o ‘chip’ nunca saiu da escassez”, disse o responsável pela manutenção de campos que, no caso deste grupo, utiliza águas subterrâneas através de furos.
Cada hectare de campo de golfe consome em média por ano 8.000 metros cúbicos (m3) de água, com variações que dependem da tecnologia e dos sistemas de rega instalados, segundo Rui Grave.
O responsável pela manutenção no Grupo D. Pedro deu o exemplo do campo Laguna e do investimento feito nos últimos anos, que permitiu reduzir o consumo de água em 50%.

Os campos de golfe no Algarve querem ficar rapidamente ligados às ETAR e consumir apenas águas residuais, uma medida para reduzir o consumo da rede pública que os responsáveis do setor lamentam que tarde em ser executada.
A agência Lusa falou com responsáveis dos dois maiores grupos com campos de golfe no Sul do país que sublinham já t…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
Vasco Cordeiro diz que não será recandidato à liderança do PS/Açores
.
Ilídia Quadrado escolhida para presidente da Portos dos Açores
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.