27 de Abril de 2023
Primeiro fim-de-semana de maio recebe Ultra Blue Island
INCENTIVO

Autor do Artigo
122
Trail destinado a crianças na Quinta de São Lourenço

A prova Ultra Blue Island realiza-se no próximo fim-de-semana na ilha do Faial.  
Na apresentação da prova, que contou com a participação da secretária regional do Turismo e do presidente da Câmara da Horta, o coordenador do Azores Trail Run, Mário Leal, recordou o árduo percurso de 9 anos que permitiu que, à data de hoje, a Ultra Blue Island seja um evento altamente consolidado e reconhecido dentro e fora de portas.

Em nota de imprensa enviada às redações, Mário Leal destacou o facto da Ultra Blue Island se realizar fora da época alta, contribuindo assim para a estratégia regional de combate à sazonalidade no setor, bem como a sua elevada atratividade a turistas do exterior.

Realçando o contributo do Azores Trail Run para a dinamização da prática do trail entre a comunidade local e regional, Mário Leal lembrou, no entanto, que o grande objetivo da marca nunca foi apenas a realização de um evento desportivo, mas sim a consolidação de um produto turístico. “É um produto que contribui para a dinâmica da ilha”, frisou, destacando o esforço da organização para manter o crescimento da marca mesmo durante a pandemia, nomeadamente através do Golden Trail Championship, que o Faial recebeu em 2020, organizado pela equipa Azores Trail Run em parceria com a Salomon.

A Ultra Blue Island é “claramente um evento voltado para o exterior”. “A plataforma de inscrições está nos Estados Unidos, a entrada da página web é em inglês... O que nos diferencia dos restantes eventos é isso: estamos aqui para atrair e receber pessoas que venham do exterior contribuir para a nossa economia”, explica Mário Leal, referindo que mais de metade dos participantes são estrangeiros.


Durante a conferência de apresentação da prova, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou o trabalho realizado pela equipa Azores Trail Run e pelo Clube Independente de Atletismo Ilha Azul na dinamização de eventos de grande potencial turístico para os Açores. 

Berta Cabral vê na Ultra Blue Island um bom exemplo daquilo que deve ser a promoção turística na Região: “Turismo durante todo o ano e turismo em todas as ilhas. Este é o lema essencial da nossa estratégia turística regional”, referiu, aludindo ao facto da prova acontecer fora da época alta. 

“Temos todas as condições para atrair turistas durante todo o ano”, referiu a governante, lembrando que a sustentabilidade do destino Açores é o pilar que norteia a atuação governativa neste setor.

Destacando a “grande projeção turística internacional” que a prova dá aos Açores, Berta Cabral considera o evento como um agregador de notoriedade ao destino.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, referiu que iniciativas como a Ultra Blue Island “ajudam a alavancar a nossa economia” e “contribuem para que os Açores sejam premiados de forma muito regular na área do turismo sustentável”. 

O autarca destacou não só a grande afluência de atletas à prova, como também o seu impacto promocional que, entende, é capaz de “captar centenas de milhares de visitantes ao longo dos próximos anos”.

A Câmara Municipal da Horta aliou-se este ano ao Serviço de Desporto do Faial e à organização do Ultra Blue Island para promover o Kids Trail, evento destinado às crianças que decorrerá na Quinta de São Lourenço, espaço onde se realizará a Feira Agrícola e Comercial da ilha do Faial no mesmo fim-de-semana em que decorre a prova.

A Ultra Blue Island arranca na sexta-feira, 5 de maio, com a partida da Whalers Great Route Ultra-trail, prova com cerca de 118 km que parte do porto baleeiro do Salão. No sábado, dia 6, vão acontecer as partidas das restantes provas, ao longo do dia: Ultra Blue Island (65 km), Faial Coast to Coast (42 km), Trail Ten Volcanoes (22 km) e Family Race (10 km). Todas as provas terminam na mítica meta do Vulcão dos Capelinhos. No domingo, dia 7, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios, no Mercado Municipal da Horta. 

A prova Ultra Blue Island realiza-se no próximo fim-de-semana na ilha do Faial.  
Na apresentação da prova, que contou com a participação da secretária regional do Turismo e do presidente da Câmara da Horta, o coordenador do Azores Trail Run, Mário Leal, recordou o árduo percurso de 9 anos que permitiu que, à data de hoje, a Ultra Blue Island seja um evento altamente consolidado…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Chegou ao fim greve na Atlânticoline
.
Bolieiro defende que ilhas europeias “têm de se afirmar como laboratórios do futuro”
.
Câmara adjudica elaboração de projeto para ampliação da pista do aeroporto
.
Dezasseis viagens canceladas devido à greve na semana passada
.