30 de Março de 2023
Sporting Club da Horta comemora 100 anos com programa até 2024
INCENTIVO

Autor do Artigo
244
Criado logótipo que honra a história do clube

Um dos mais emblemáticos clubes dos Açores está prestes a comemorar um marco histórico: 100 anos da fundação do Sporting Club da Horta (28 de maio de 1923). 

Para assinalar esta data foi constituída a Comissão do Centenário, que é composta pelos seguintes Sócios: António Henrique Bulcão, Armando Castro, Carlos Morais, David Marcos, Eduviges Oliveira, Fernando Nascimento, João Bettencourt, João Garcia, João Morais, José Fontes, Jorge Rosa e Paulo Salvador, a qual preparou uma série de atividades que irão assinalar esta data, até 28 de maio de 2024. 

Foram apresentadas esta terça-feira, em conferência de imprensa, as atividades que marcarão o programa comemorativo. Nelas incluem-se a Sessão Solene, o lançamento de um selo e de uma medalha comemorativa. Serão ainda assinaladas datas históricas tais como: o centenário da constituição da primeira direção; o centenário do primeiro jogo que opôs o Sporting Club da Horta ao Fayal Sport Clube e o centenário do primeiro Sarau Músico/Literário. 

Serão também organizadas várias atividades desportivas, um Fórum/Debate, uma exposição, o lançamento de um livro e de um vídeo dos 100 anos.

Além disso, o evento contará com homenagens a personalidades que contribuíram para a história do clube. “Espera-se que este momento seja um passo para a revitalização e aproximação de sócios, adeptos, antigos atletas e colaboradores que fizeram parte da trajetória deste grande clube”, lê-se em nota de imprensa enviada às redações. 

O Sporting Club da Horta decidiu criar um logótipo que honre a história do clube e perpetue a memória daqueles que sonharam com um clube que, para além do seu palmarés desportivo, marcaria, profundamente, a história sociocultural da ilha do Faial.

As suas cores representam princípios basilares da Humanidade, a saber:
Branco - cor em que se fundem todas as cores – A Igualdade
Azul - Céu sem nuvens, consciência sem remorsos, a beleza moral do homem são – A Lealdade
Vermelho - O sangue que se verte pelo exercício para honrar a Pátria, o espírito de sacrifício –  A Dedicação 
Cruz de Cristo - Insígnia que inspirou aos nossos mareantes fé e coragem para darem ao mundo novos mundos, sintetiza a doutrina do doce Nazareno na divisa: Não faças aos outros o que não desejas que te façam a ti – A Fraternidade

Na conferência de imprensa de apresentação do programa comemorativo, o presidente do Clube, Davide Marcos, afirmou que o centenário representa um momento único e muito especial na história do clube: “Estamos muito orgulhosos em comemorar esse marco histórico. São 100 anos de uma história que foi construída com muito trabalho, dedicação e amor pelo clube. Vamos celebrar essa data com muita emoção e alegria, como forma de homenagear todos aqueles que contribuíram para o crescimento e sucesso do Sporting Club da Horta.” 

Um dos mais emblemáticos clubes dos Açores está prestes a comemorar um marco histórico: 100 anos da fundação do Sporting Club da Horta (28 de maio de 1923). 

Para assinalar esta data foi constituída a Comissão do Centenário, que é composta pelos seguintes Sócios: António Henrique Bulcão, A…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Conselho Económico e Social dos Açores apela à boa execução dos fundos comunitários
.
Bia Maria, Real Guns e Surma na edição de abril do festival no primeiro MUMA 2024
.
Operação “Vive na Real – Não na Dependência”
.
Rui Martins confirmado nas Políticas Marítimas
.