29 de Março de 2023
“Saborea – O Faial à Volta da Mesa” até sábado na cidade da Horta
INCENTIVO

Autor do Artigo
90

Arancou esta segunda-feira, na cidade da Horta, o “Saborea – O Faial à Volta da Mesa”, um evento promovido pela Câmara Municipal da Horta, que reúne até ao próximo sábado história, tradição e património ligados à gastronomia.

Na sessão de abertura, que contou com a presença de diversos parceiros, entre eles a Agência para o Desenvolvimento da Cultura nos Açores (ADCA), o Museu da Horta e a Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, o vice-presidente da Câmara Municipal da Horta destacou a importância da iniciativa que prima pelo desenvolvimento de destinos turísticos gastronómicos sustentáveis.

“Com o encontro ‘O Faial à Volta da Mesa’, o Município pretende promover a economia, valorizando o comércio local como fonte de riqueza e identidade da ilha. Esta é mais uma aposta da Câmara Municipal na formação e na qualificação, potenciando uma política local de atração de investimento, internacionalização e promoção do empreendedorismo, nos setores económicos da alimentação e restauração, capazes de gerar riqueza e postos de trabalho no concelho”.

Lembrando que o Faial foi classificado como um dos Melhores Destinos Europeu de 2023, pela European Best Destinations, Carlos Morais realçou que “o Município, através da realização deste tipo de eventos em época baixa, contribui para o desenvolvimento económico da ilha e promoção da Horta como cidade Mar dos Açores”.

Para o autarca, este 2º Encontro de História da Alimentação dos Açores, o primeiro realizado na cidade da Horta, pretende aumentar o conhecimento sobre a história da alimentação do Faial, dos Açores e do espaço da Macaronésia”, sendo, durante 6 dias, um espaço de partilha de práticas e experiências de diversos setores. 

Dando as boas-vindas aos chefs, palestrantes, moderadores, visitantes e a todos os parceiros do “Saborea”, que integra o projeto Interreg/MAC, Carlos Morais deixou também o convite aos faialenses.

Com um vasto programa dedicado a toda a população gratuitamente, até ao próximo dia 1 de abril, serão realizados, entre outras iniciativas, painéis temáticos, provas de vinhos, conversas com chefs e outros profissionais de reconhecido prestígio, e ainda realizados showcookings no Mercado Municipal com os Chefs António Cavaco, Isaura Rodrigues, Renata Rodrigues, Ah! Boca Santa, Myrica Faial, Cantinho das Provas, Sérgio Nazaré, Hélio Vieira, Álvaro Lopes, Cláudio Pontes, Manny e Margo e Chefs de Lanzarote.
No último dia do evento, o Mercado Municipal receberá ainda um concurso de fofas, aberto a toda a população.

Arancou esta segunda-feira, na cidade da Horta, o “Saborea – O Faial à Volta da Mesa”, um evento promovido pela Câmara Municipal da Horta, que reúne até ao próximo sábado história, tradição e património ligados à gastronomia.

Na sessão de abertura, que contou com a presença de …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Governo dos Açores volta a propor aumento de 5% da remuneração complementar
.
Açores com guia para facilitar a contratação de cidadãos estrangeiros
.
Sismo de 2,9 na escala de Richter nas ilhas Pico, Faial e Terceira
.
Cientistas criam células para tratamento da doença de Machado-Joseph
.