27 de Março de 2023
Autoridade Marítima alerta para mau tempo nos Açores
Lusa

Autor do Artigo
86

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para “um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima” nos Açores desde a madrugada de domingo, com ondas que poderão chegar aos 13 metros.

“A previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago dos Açores até às 18h00 de amanhã”, referem aquelas entidades.

Segundo informação divulgada num comunicado, a agitação marítima “será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Oeste, com uma altura significativa que poderá atingir os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 13 e os 14 segundos”.

A Marinha alerta ainda para as previsões de “ventos provenientes do quadrante Oés-sudoeste, com uma intensidade média de até 65 quilómetros por hora e rajadas até 120 quilómetros”.

Face a estas previsões meteorológicas, a Marinha e Autoridade Marítima Nacional alertam a comunidade marítima e a população para os cuidados a ter, aconselhando, por exemplo, o reforço da amarração dos barcos e “manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional pedem ainda à população que evite passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, “evitando ser surpreendida por uma onda“.

É também desaconselhada a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam que nestas condições “o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.

A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para “um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima” nos Açores desde a madrugada de domingo, com ondas que poderão chegar aos 13 metros.

“A previsão do estado do mar e do vento aponta para um agravamento cons…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Teresa Gonçalves demite-se da presidência da SATA
.
Segunda temporada da série "Rabo de Peixe" para a Netflix já em rodagem
.
Grupo Central dos Açores com aviso amarelo de precipitação por vezes forte
.
Parlamento dos Açores rejeita proposta de anulação do processo de privatização da SATA
.