24 de Março de 2023
Auditoria recomenda saneamento financeiro da empresa de lotas dos Açores
Lusa

Autor do Artigo
96
Lotaçor tem dívida insustentável

Uma auditoria externa efetuada às contas da empresa de lotas dos Açores (Lotaçor), recomenda que seja efetuado um “saneamento financeiro”, uma vez que a empresa tem uma dívida insustentável que levaria 45 anos a pagar.

“A atual estrutura de capital da Lotaçor não é compatível com o nível de atividade da empresa”, refere o documento, a que a Lusa teve acesso, adiantando que, da análise efetuada à capacidade de geração de ‘cash flow’, se pode “concluir que a Lotaçor necessitaria de um prazo superior a 45 anos para reembolsar a dívida atual, o que não é sustentável”.

De acordo com a auditoria, que incidiu no período entre 2016 e 2020, altura em que o executivo socialista de Vasco Cordeiro ainda governava na região, a empresa de lotas dos Açores tinha uma dívida superior a 30 milhões de euros (24,9 milhões de euros de “dívida não sustentável” e 5,9 milhões de “dívida sustentável”).

“Caso não seja possível o saneamento total da dívida não sustentável, deverá ser desenhado um plano intermédio, tendo por base o que será o plano de negócios a Lotaçor, a sua capacidade de geração de ‘cash-flow’ e a disponibilidade do acionista incluir verbas que possam suportar o serviço de dívida adicional”, adiantam os auditores.

A análise ao plano de negócios da empresa de lotas dos Açores revela também que as dificuldades de tesouraria resultam, em parte, do reduzido montante de transferências do acionista, o Governo Regional, que obriga a empresa a uma grande ginástica financeira.

“Esta situação, aliada ao facto de, por um lado, os custos não serem financiados a 100% e, por outro, o contrato-programa (com a região) não prever a comparticipação do serviço de dívida na íntegra, cria constrangimentos de tesouraria sucessivos”, refere o documento.

Mas, segundo a auditoria agora revelada, as principais dificuldades financeiras da Lotaçor resultam dos prejuízos registados na fábrica de conservas de Santa Catarina, que desde 2010 estava sob a alçada da empresa de lotas, mas que passou, entretanto, a ser explorada por privados.

“Em julho de 2021, o montante em dívida de Santa Catarina à Lotaçor ascendia a 19,5 milhões de euros”, e além disso, “a Lotaçor é avalista de 7,8 milhões dos financiamentos de Santa Catarina”, pode ler-se no relatório da auditoria, que conclui que “é crítico aferir a viabilidade de Santa Catarina em cumprir com o reembolso dos saldos em dívida”.

A auditoria lembra que, até ao final deste ano, estão previstos investimentos na empresa de lotas da região no valor global de 13,4 milhões de euros, sendo 60% financiados através de fundos comunitários e 30% através de fundos regionais, que serão investidos em obras de requalificação de entrepostos frigoríficos.

A Lotaçor é responsável pelas operações de primeira venda de pescado descarregado e pela prestação de serviços de apoio ao setor das pescas, como a exploração de equipamentos de congelação e vendas de gelo.

Uma auditoria externa efetuada às contas da empresa de lotas dos Açores (Lotaçor), recomenda que seja efetuado um “saneamento financeiro”, uma vez que a empresa tem uma dívida insustentável que levaria 45 anos a pagar.

“A atual estrutura de capital da Lotaçor não é compatível com o nível de atividade…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.
Governo dos Açores volta a propor aumento de 5% da remuneração complementar
.
Açores com guia para facilitar a contratação de cidadãos estrangeiros
.
Chegou ao fim greve na Atlânticoline
.