24 de Março de 2023
Secretária da Educação vai ao Brasil “projetar a açorianidade”
Lusa

Autor do Artigo
124

A secretária da Educação e Assuntos Culturais do Governo dos Açores inicia hoje uma visita ao Rio Grande do Sul para assinalar os 270 anos do povoamento açoriano naquele estado brasileiro e “projetar a açorianidade para o futuro”.

“Esta visita insere-se em muito mais do que uma evocação da açorianidade. Ela faz também uma projeção da açorianidade no futuro”, declarou Sofia Ribeiro, em Ponta Delgada.

Hoje e amanhã a secretária regional vai fazer uma visita oficial ao estado de Rio Grande do Sul, onde vai inaugurar um monumento evocativo dos 270 anos do povoamento açoriano, que vai estar localizado em Gravataí.

Sofia Ribeiro vai assinar também protocolos para a constituição de Centros Culturais Açorianos em 10 municípios brasileiros: Alegrete, Arroio Grande, Cachoeira do Sul, Gramado, Jaguarão, Porto Alegre, Santo António da Patrulha, São Gabriel, São José do Norte e Tavares.

“Vamos também marcar a celebração e criação dos centros culturais açorianos em 10 municípios brasileiros para podermos ter não apenas espaços expositivos sobre os Açores, mas para termos espaços com interação e ligação às escolas”, afirmou.

A governante defendeu a intenção de promover uma “continuidade no relacionamento” entre o Governo dos Açores, o de Rio Grande do Sul, os municípios e a Casa dos Açores.

“Vamos trilhar um caminho de futuro. De projeção contemporânea dos Açores para o futuro. É importante termos esta ligação ao passado, às tradições e à cultura dos Açores, mas a cultura dos Açores também se faz em crescendo e no presente”, reforçou.

A secretária da Educação e Assuntos Culturais vai participar ainda numa mostra de produtos açorianos e reunir-se com a secretária de Estado da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo.

A secretária da Educação e Assuntos Culturais do Governo dos Açores inicia hoje uma visita ao Rio Grande do Sul para assinalar os 270 anos do povoamento açoriano naquele estado brasileiro e “projetar a açorianidade para o futuro”.

“Esta visita insere-se em muito mais do que uma evocação da açorianidade. Ela…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Academia açoriana pretende investir 4 ME em residência universitária na Horta
.
SATA admite “constrangimentos graves” e promete normalizar operação até 11 de junho
.
Professor de direito propõe que Açores e Madeira elejam juízes para o TC
.
Dia Mundial do Ambiente assinalado no Faial
.