23 de Março de 2023
Auditoria externa recomenda venda de campos de golfe e de hotéis nos Açores
Lusa

Autor do Artigo
101

Uma auditoria externa à empresa pública açoriana “Ilhas de Valor” sugere a venda dos campos de golfe de São Miguel e da Terceira, e dos hotéis da Graciosa e das Flores, que não geram receitas para a região.

O documento, a que a Lusa teve acesso, lembra que, “nos últimos anos, as operações de golfe nos Açores apresentaram resultados negativos” e que, “os campos de golfe, nas condições atuais, não conseguem dar resposta às necessidades mais valorizadas, especialmente pelos jogadores internacionais”.

A auditoria, elaborada a pedido do anterior secretário regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Bastos e Silva, que entretanto foi substituído no cargo por Duarte Freitas, centrou-se na atividade da “Ilhas de Valor” no período entre 2016 e 2020, mandato gerido pelo executivo socialista.

A revisão do plano de negócios da empresa pública, realizado por uma entidade independente, propõe que seja realizado um estudo de mercado e de viabilidade económica aos campos de golfe da região, alguns dos quais foram adquiridos em 2019, na sequência da insolvência da empresa Verdegolfe.

“Um estudo que permita aferir, com maior detalhe, o impacto de diferentes opções, nomeadamente, a alienação a um privado ou realização de um contrato de cessão de exploração em moldes que se afigurem vantajosos para a região, ou então o desenvolvimento de um projeto imobiliário ou hoteleiro que permita dar resposta às necessidades mais valorizadas pelos jogadores (golfe, lazer e férias em família)”, pode ler-se na auditoria.

Os auditores observam que os campos de golfe nos Açores “têm apresentado, recorrentemente, uma operação deficitária” e um nível de atividade “muito reduzido, face à sua estrutura de custos”, o que faz com que o volume de negócios não seja “suficiente, sequer, para cobrir os custos com pessoal”.

Além da alienação do golfe, ou em alternativa, o investimento num projeto imobiliário ou hoteleiro, a auditoria sugere também a venda dos hotéis das Flores e da Graciosa, construídos pela “Ilhas de Valor”, e atualmente explorados pela Fundação INATEL.

“Entendemos que deverá ser equacionada a alienação dos hotéis a um privado, a alguém com ou sem operação nas ilhas, ou, em alternativa, a alteração dos moldes do contrato de exploração com o INATEL, de modo a que o mesmo seja mais benéfico para a Ilhas de Valor”, adianta o documento.

Uma auditoria externa à empresa pública açoriana “Ilhas de Valor” sugere a venda dos campos de golfe de São Miguel e da Terceira, e dos hotéis da Graciosa e das Flores, que não geram receitas para a região.

O documento, a que a Lusa teve acesso, lembra que, “nos últimos anos, as operações de golfe no…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Bearsu Nature traz um novo conceito de campismo à Praia do Almoxarife
.
Chegou ao fim greve na Atlânticoline
.
Falta de vontade do Governo para avançar com a segunda fase da EBI da Horta
.
Sismo de 2,9 na escala de Richter nas ilhas Pico, Faial e Terceira
.