20 de Março de 2023
Direção de Assuntos Culturais suspende obras no Convento da Esperança
Lusa

Autor do Artigo
78

A Direção Regional dos Assuntos Culturais promoveu uma “suspensão imediata” dos trabalhos no Convento da Esperança, que alberga o santuário do Senhor Santo Cristo, disse à Lusa Duarte Nuno Chaves.

O diretor regional dos Assuntos Culturais referiu que o santuário do Santo Cristo dos Milagres promoveu obras de instalação de uma peça artística no adro do Convento da Esperança, em Ponta Delgada, imóvel classificado, sem conhecimento do Governo dos Açores.

Duarte Nuno Chaves, afirmou que, face a esta decisão do santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres foi decidido suspender a obra.

O Convento da Esperança está classificado como um imóvel de interesse público, constando da listagem de património classificado dos Açores.

Qualquer obra no imóvel precisa do aval da direção regional dos Assuntos Culturais, de acordo com a legislação em vigor.

Duarte Nuno Chaves refere à Lusa que foi feita uma “suspensão imediata” dos trabalhos no Convento da Esperança, que alberga o santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, “acatada voluntariamente pelo santuário”.

O responsável salvaguarda que se segue um “pedido de esclarecimentos e a resposta por parte da dessa entidade”, sendo que, “a partir daí, se poderá tomar uma decisão consoante os esclarecimentos que forem prestados”.

Um grupo de cidadãos de Ponta Delgada promoveu uma petição onde se questiona se “foi a Direção Regional dos Assuntos Culturais e restantes autoridades com responsabilidades na matéria ouvidas sobre a intervenção em área de proteção do Convento da Esperança”.

“Fomos alertados pela própria comunidade no sentido que estavam a decorrer obras no referido adro [do Santuário da Esperança] e, de imediato, fizemos deslocar ao local, quarta-feira, dois técnicos do Museu Carlos Machado para tomar conta da ocorrência, tendo sido iniciadas as iniciativas que tinham que ser feitas, como o pedido de suspensão da obra, que foi acatada”, especifica o diretor regional dos Assuntos Culturais.

O diretor regional dos Assuntos Culturais salvaguarda que o Santuário da Esperança “teria também que ter pedido autorização do Serviço Diocesano para os Bens Culturais da Igreja”.

De acordo com declarações prestadas à Antena 1 Açores, Rute Gregório, do Serviço Diocesano para os Bens Culturais da Igreja, as obras apanharam a comissão “de surpresa”, tendo-se “recebido muitas comunicações sobre esta matéria”.

Foi entretanto marcada uma reunião “com caráter de urgência para tomar uma posição e fazê-la chegar ao bispo”.

Rute Gregório afirma desconhecer quem autorizou a obra: “Desconheço mesmo o processo, fomos absolutamente apanhados de surpresa”.

Na petição pública, em que os visados são a Direção Regional dos Assuntos Culturais, o presidente do Governo Regional dos Açores, a Câmara Municipal de Ponta Delgada e o Serviço Diocesano para os Bens Culturais da Igreja, refere-se que foi feita a “instalação de uma suposta peça artística no adro do Convento da Esperança, Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres”.

A Direção Regional dos Assuntos Culturais promoveu uma “suspensão imediata” dos trabalhos no Convento da Esperança, que alberga o santuário do Senhor Santo Cristo, disse à Lusa Duarte Nuno Chaves.

O diretor regional dos Assuntos Culturais referiu que o santuário do Santo Cristo dos Milagres promoveu obras de instalaç&at…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Bearsu Nature traz um novo conceito de campismo à Praia do Almoxarife
.
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.
Resgatado passageiro de navio ao largo dos Açores
.
Universidade dos Açores pede celeridade para novas residências
.