20 de Março de 2023
OMS admite baixar nível de alerta da covid-19 e compara doença à gripe sazonal
Lusa

Autor do Artigo
61

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu sexta-feira reduzir este ano o nível máximo de alerta em vigor para a covid-19, alegando que o impacto da doença poderá em breve ser comparado com o da gripe sazonal.

“Acho que estamos a chegar ao ponto em que podemos olhar para a covid-19 da mesma forma que olhamos para a gripe sazonal, que é uma ameaça à saúde, um vírus que continuará a matar, mas que não perturba a sociedade ou os sistemas hospitalares”, afirmou o responsável dos programas de emergência da OMS, Michael Ryan, em conferência de imprensa.

Já o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, manifestou-se “muito satisfeito por ver que, pela primeira vez, o número semanal de mortes relatadas nas últimas quatro semanas foi menor” do que quando foi decretada a pandemia há cerca de três anos.

“Certamente estamos numa posição muito melhor hoje do que em qualquer outro momento durante a pandemia”, assegurou o responsável da organização, que se mostrou ainda “confiante” de que a OMS poderá baixar o seu nível máximo de alerta “este ano” para a covid-19.

A OMS avançou com o nível de emergência de saúde pública internacional em 30 de janeiro de 2020, quando o mundo tinha menos de 100 casos de infeção e nenhuma morte fora da China, mas a situação de pandemia só foi declarada em março do mesmo ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu sexta-feira reduzir este ano o nível máximo de alerta em vigor para a covid-19, alegando que o impacto da doença poderá em breve ser comparado com o da gripe sazonal.

“Acho que estamos a chegar ao ponto em que podemos olhar para a covid-19 da mesma forma que olhamos para a gripe sazonal, …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.
Polícia Marítima deteta infrações a bordo de embarcações de pesca
.
Cientistas criam células para tratamento da doença de Machado-Joseph
.
Bearsu Nature traz um novo conceito de campismo à Praia do Almoxarife
.