15 de Março de 2023
Interior do Parque de Estacionamento da Rua de São João vai abaixo
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
213
Demolição e reconstrução deve rondar os 800 mil euros

A Câmara Municipal da Horta vai proceder à demolição de ambas as lajes do Parque de Estacionamento público da Rua de São João. 


Depois de ter convocado os órgãos de comunicação social, em outubro passado, para dar a conhecer a conclusão do relatório do Laboratório Nacional da Engenharia Civil (LNEC) sobre as anomalias na estrutura e de ter apresentado duas propostas para o Parque de Estacionamento da Rua de São João, a Câmara tornou agora pública a decisão de demolir o interior do edifício.

Após o relatório do LNEC, o Município da Horta já tinha decidido ordenar a demolição da laje do piso 1 do Parque de Estacionamento da Rua de São João mas requereu ao projetista a apresentação de dois projetos. Um que previsse a demolição e reconstrução da laje do piso 1 e reforço estrutural da laje do piso 2 e dos pilares da estrutura e outro adicional que contemplasse a demolição e reconstrução de ambos os pisos.

O primeiro projeto tinha o valor orçamental de 607 mil euros e o segundo de 510 mil euros. Pelo que «não restam quaisquer dúvidas» quanto à escolha do Município que recaiu sobre a opção de demolir ambas as lajes do Parque de Estacionamento. 

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, esta é a solução mais rápida, menos exigente, menos dispendiosa e também a que oferece maiores condições de confiança aos faialenses. 

Para Carlos Ferreira «esta não é uma decisão fácil mas é a decisão que se impõe».
Por último, o presidente da Câmara salientou que vão ser convocados os demais intervenientes no projeto no sentido de sinalizar o ponto de situação e de aferir responsabilidades financeiras.

O valor aproximado da demolição e reconstrução de ambas as lajes do Parque de Estacionamento deve rondar os 800 mil euros. Um investimento do orçamento do Município que, segundo Carlos Ferreira, «não tem um cêntimo inscrito». 

Recorde-se que o Parque de Estacionamento público da Rua de São João foi construído para ter capacidade para cerca de 90 veículos e ficar implantado próximo do centro da cidade, do comércio e dos serviços existentes, favorecendo uma melhor reorganização do trânsito. 

A Câmara Municipal da Horta vai proceder à demolição de ambas as lajes do Parque de Estacionamento público da Rua de São João. 


Depois de ter convocado os órgãos de comunicação social, em outubro passado, para dar a conhecer a conclusão do relatório do Laboratório Nacional da Enge…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Paulo Nascimento Cabral indicado pelos Açores para lista do PSD
.
Sismo de 2,9 na escala de Richter nas ilhas Pico, Faial e Terceira
.
Alojamento Local nos Açores reitera maior promoção turística e ligações aéreas
.
Dezasseis viagens canceladas devido à greve na semana passada
.