14 de Março de 2023
Matriz assinala Dia da Freguesia no Teatro Faialense
Jéssica Raposo

jessicamcraposo@gmail.com
165
Sede própria é “uma aspiração antiga”

A Junta de Freguesia da Matriz celebrou, no passado dia oito, o seu XVII Dia da Freguesia.

Na sessão solene comemorativa, no Teatro Faialense, o presidente da Junta de Freguesia da Matriz, Laurénio Tavares, fez o balanço da atividade da sua Junta e destacou os principais projetos da freguesia. Sendo eles: o Vale Compras Bebé, o Vale Compras Escola, a Festa do Cinema ao Ar Livre, Música no Coreto, a Festa de São Pedro, Matriz Musical, Crescer Saudável, as Bolsas de Estudo, o “Matriz UrbanTrail”, a caminhada “Doca a Doca”, a prova de ciclismo “Rampa da Matriz”, o projeto “Matriz Florida” e o projeto “Matriz a Mexer”.

O autarca destacou ainda a edição regular de publicações alusivas ao património histórico local. «Neste particular a Junta de Freguesia da Matriz está colocada num elevado patamar a nível regional e nacional no campo editorial autárquico, o que nos distingue e orgulha. Até há presente data, com início no ano de 2000, foram editados 16 opúsculos (na sua maioria com os textos das conferências proferidas neste Dia) e seis livros de vários autores».

Laurénio Tavares voltou a lembrar, à semelhança de anos anteriores, as diligências no sentido de ser encontrada uma solução para a sede própria da Junta. «Uma aspiração antiga, que decorre desde 2001, pela necessidade de dispor de mais espaço físico que permita criar maior funcionalidade administrativa e potenciar várias valências que ajudem a dinamizar o regular trabalho da Junta».

«Apesar das dificuldades e incertezas, a que se associa também a escassez da mão-de-obra, a Junta de Freguesia continuará, com empenho e determinação, a procurar cumprir com os compromissos assumidos e sufragados pela maioria dos matricenses, procurando sempre contribuir para a afirmação e o desenvolvimento desta freguesia, tendo sempre em vista corresponder aos ensejos da população e honrar o bom nome da Matriz e dos matricenses, compromisso que firmemente nos propomos continuar a prosseguir», destacou Laurénio Tavares a propósito da guerra na Europa, causadora de muitas incertezas e já com uma grave crise inflacionária.

A sessão contou com três homenagens, ao Sporting Club da Horta pela celebração do seu centenário, à Escola Profissional da Horta pelo vigésimo quinto aniversário da sua fundação e à jovem Cristina Carvalho pela obtenção do título “Miss Eco Europa” em 2022.

Foi orador convidado o diretor regional das Comunidades, José Andrade, que proferiu uma conferência intitulada «A Horta nas Migrações dos Açores».

No momento foi ainda lançado o opúsculo “A Imprensa como Fonte Histórica. Uma reflexão”, de Jorge Alberto da Costa Pereira.

A sessão solene do Dia da Freguesia da Matriz encerrou com um Concerto Acústico de Filipe Fonseca.

A Junta de Freguesia da Matriz celebrou, no passado dia oito, o seu XVII Dia da Freguesia.

Na sessão solene comemorativa, no Teatro Faialense, o presidente da Junta de Freguesia da Matriz, Laurénio Tavares, fez o balanço da atividade da sua Junta e destacou os principais projetos da freguesia. Sendo eles: o Vale Compras Bebé, o Vale Compras Escola, a Festa do…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Dia Mundial da Terra é assinalado na segunda-feira
.
Falta de vontade do Governo para avançar com a segunda fase da EBI da Horta
.
Edifício e Museu do Parlamento Regional abertos ao público no dia 25 de Abril
.
Chuva intensa durante a manhã de hoje não provocou estragos no Faial
.