14 de Março de 2023
Curso de litografia e criação de pigmentos com rochas vulcânicas
INCENTIVO

Autor do Artigo
179

Descobrir novas formas de utilizar as rochas vulcânicas locais na criação artística é o objetivo do curso de formação orientado pelo artista plástico António Regis da Silva, no âmbito de uma residência de criação produzida pela Associação de Turismo Sustentável do Faial (ATSF).

O workshop, que vai acontecer nos dias 21 e 22 de março, na Casa Manuel de Arriaga, divide-se em duas partes; o primeiro dia é dedicado à criação de pigmentos a partir de rochas locais, extraindo delas cores que podem ser utilizadas para pintar; no segundo dia, os participantes vão fazer experiências de litografia in situ, técnica através da qual, e utilizando um mecanismo portátil, são impressas imagens em papel a partir de negativos gravados na pedra polida.

Este curso, dirigido a jovens e adultos, é uma forma de partilhar com a comunidade local os processos inerentes a este trabalho artístico e de investigação com rochas vulcânicas. A inscrição tem um custo de 15 euros (inclui materiais) e deve ser efetuada através do email atsf@atsf.pt.

Nos dias 14, 17 e 21 de março, estão, também, previstas atividades formativas dirigidas à comunidade escolar na Escola Básica António José de Ávila e na Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Regis da Silva está em residência artística no Faial desde 23 de fevereiro, e até 30 de março, para realizar um trabalho de exploração do uso das rochas vulcânicas locais em litografia. O artista, que utiliza diferentes tipos de rochas no seu trabalho, escolheu a ilha do Faial por ser “um lugar com forte presença da natureza” e “por ter sofrido uma erupção vulcânica recente”.

A residência artística vai culminar, a 31 de março, com a exposição “Diálogos Plutónicos”, na Casa Manuel de Arriaga e na Microgaleria Camarupa, e que posteriormente, será, também, apresentada no Porto e em Yorkshire (Inglaterra).

Produzido pela ATSF, o projeto “Diálogos Plutónicos” conta com o apoio à produção da  AvistaVulcão e com o apoio da Microgaleria Camarupa, do Museu da Horta, do Município da Horta, da Fundação de Ciência e Tecnologia e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Descobrir novas formas de utilizar as rochas vulcânicas locais na criação artística é o objetivo do curso de formação orientado pelo artista plástico António Regis da Silva, no âmbito de uma residência de criação produzida pela Associação de Turismo Sustentável do Faial (ATSF).

O…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Fayal Sport Club vence Campeonato Regional de Basquetebol em Seniores Masculinos
.
Conselho Económico e Social dos Açores apela à boa execução dos fundos comunitários
.
Parlamento açoriano aprova exclusão da incidência da contribuição extraordinária sobre AL
.
Rui Martins confirmado nas Políticas Marítimas
.