07 de Março de 2023
Alunos da Escola Secundária visitam Centro de Processamento de Resíduos do Faial
INCENTIVO

Autor do Artigo
127
Câmara sensibiliza jovens para o desafio da gestão de resíduos

A Câmara Municipal da Horta organizou uma visita de estudo com uma turma de 12º ano da Escola Secundária Manuel de Arriaga ao Centro de Processamento de Resíduos do Faial (CPR), com o intuito de informar e sensibilizar os jovens para o desafio da gestão de resíduos e da importância do papel de cada um de nós para um Faial mais limpo e um ambiente melhor.

A visita, realizada no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi antecedida por uma ação de sensibilização para a importância da educação ambiental e sustentabilidade, ministrada pela Engenheira Sofia Matos, dos Serviços de Ambiente do Município, que decorreu na Escola Secundária Manuel de Arriaga, tendo sido dirigida à turma do 12ºD.

No decorrer da visita, acompanhada pelas técnicas municipais e guiada pela Engenheira Guida Mateus da Resiaçores, entidade gestora dos resíduos na ilha do Faial, os alunos puderam perceber a importância da redução da produção de resíduos e da separação dos resíduos em casa e a sua correta deposição nos ecopontos.

Segundo nota de imprensa enviada às redações, os alunos puderam ainda ver como é efetuada a triagem dos resíduos provenientes dos ecopontos, uma vez que, os resíduos provenientes por exemplo do embalão, são ainda separados no CPR em mais de sete categorias diferentes, de que são exemplo, as garradas de água (plástico PET), os sacos plásticos (filme plástico), os pacotes de leite e sumo (ECAL) e as embalagens metálicas e não metálicas (aço e alumínio), entre outras. 

Foram também abordados os problemas enfrentados por quem trabalha na gestão de resíduos, “pois procurar valorizar da melhor forma possível os mais de 20.000 kg de resíduos que todos nós, faialenses, produzimos diariamente é um desafio constante e diário”, refere a nota.

“Um pequeno exemplo disso, mas que pode ser alterado facilmente pela população, é o facto de muitas vezes as garrafas de vidro serem depositadas no vidrão dentro de sacos plásticos. Para quem deposita, será muito mais fácil retirar as embalagens de vidro do saco, despejando-o para o vidrão e colocar o saco no embalão, do que para quem está no CPR, pois aqui o vidro chega às toneladas, e já partido, e abrir os sacos neste contexto e retirar o vidro é bem mais complicado”, adianta ainda a nota, salientando que mais complicado se torna, quando nos vidrões são depositados resíduos indiferenciados ou mesmo vidro que não seja de embalagem, como vidros de automóveis, janelas e outros tipos de vidro e cerâmica, que podem mesmo inviabilizar a reciclagem das embalagens de vidro, por terem uma composição diferente e por isso não fundirem à mesma temperatura, aquando do processo de reciclagem.

Esta iniciativa integra a campanha de sensibilização ambiental que está a ser promovida pelo Município da Horta, que incluirá também vídeos de sensibilização à população que serão divulgados brevemente, cuja gravação contou com a participação dos alunos que visitaram o CPR.

Por um Faial mais limpo e um ambiente melhor, a Câmara Municipal da Horta apela à colaboração da população, pois cada gesto conta. Para isso, a autarquia disponibiliza gratuitamente conjuntos de sacos ecopontos reutilizáveis para a separação de resíduos em sua casa, assim como pequenos contentores para a separação dos biorresíduos. 

A Câmara Municipal da Horta organizou uma visita de estudo com uma turma de 12º ano da Escola Secundária Manuel de Arriaga ao Centro de Processamento de Resíduos do Faial (CPR), com o intuito de informar e sensibilizar os jovens para o desafio da gestão de resíduos e da importância do papel de cada um de nós para um Faial mais limpo e um ambie…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Segunda temporada da série "Rabo de Peixe" para a Netflix já em rodagem
.
Aviso laranja devido à chuva forte
.
Crise sísmica na Terceira com valor anormal apenas de sismicidade
.
CDS denuncia situações irregulares no parque habitacional do Faial
.