28 de Fevereiro de 2023
Presidente da Câmara desmentido pelo Governo sobre parque de invernagem
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
128
Vereadores do PS não querem Câmara a pagar as obras

Depois dos deputados socialistas do Faial terem feito um requerimento ao Governo sobre o andamento das obras do parque de invernagem e reparação naval na cidade da Horta para embarcações, vêm agora os vereadores da oposição levantar de novo o assunto.

Em reunião da Câmara os vereadores do PS tomaram posição, questionando e executivo da Câmara, lembrando, tal como fizeram os deputados, “que após um ano do anúncio, nada foi concretizado”.

Em comunicado distribuído à comunicação social, os vereadores socialistas dizem que a apresentação do projeto não passou de uma ação de propaganda sem consequência prática.

“O presidente da Câmara da Horta, outrora o primeiro a rasgar as vestes para defender os interesses do Faial, está, agora, calado, mesmo depois de ter sido desmentido publicamente pelo próprio Governo Regional que ainda lhe diz que se a autarquia quiser pagar, está à vontade!”, afirmam os socialistas.

“Sabemos agora, pela voz da secretária regional dos Transportes, Mobilidade e Infraestruturas, que não há financiamento previsto no Plano e Orçamento para 2023. Será a Câmara Municipal a avançar, em conjunto com a Portos dos Açores, com um investimento que é da única e exclusiva responsabilidade do Governo Regional e não da autarquia, que está, isso sim, a ser lesada e enganada pelo executivo regional?”, questionam os vereadores.

Referem-se às declarações de Berta Cabral feitas à RTP Açores, em que deixou claro que o Governo não terá qualquer intervenção nas obras do parque de invernagem anunciado por Rui Terra, presidente da Portos dos Açores e Carlos Ferreira, presidente da Câmara.

Para os vereadores do PS, a falta de compromisso do Governo Regional para com este investimento “diz bem da forma como o executivo se está a marimbar para o Porto da Horta, uma vez que vai prometendo parques de invernagem noutros Portos dos Açores”.

A questão foi colocada na última reunião da Câmara. O INCENTIVO, não tendo estado presente, procurou saber junto do presidente da Câmara qual a resposta que deu aos vereadores da oposição, mas tal foi impossível. Não foi possível contatar, durante o dia de ontem, o chefe de gabinete de Carlos Ferreira nem o próprio presidente da Câmara, que continua sem atender a chamadas deste jornal.

“Nesta matéria, é absolutamente lamentável que o presidente da Câmara Municipal da Horta, além de ser cúmplice numa manobra de pura propaganda política, tenha colocado às costas da autarquia um investimento que é da obrigação do Governo Regional e que demonstra, com as últimas declarações da secretária regional, a gritante falta de vontade política do executivo regional em fazer os investimentos necessários, contrariamente ao prometido”, referem os socialistas no comunicado.

“O anterior projeto para o Porto da Horta foi chumbado pelo atual presidente da Portos dos Açores. Será que vamos continuar a ter uma Marina a rebentar pelas costuras e que gera insegurança no tráfego marítimo no interior da bacia do Porto”, questionam ainda os vereadores.

Receando que nada se venha a concretizar, mantendo-se, assim, a situação do espaço das pescas, do cais comercial, do Clube Naval da Horta e das dificuldades na náutica de recreio, os socialistas defendem que seja encontrada uma solução “que vá ao encontro da resolução efetiva das prioridades e problemas já mais do que identificados”.

Depois dos deputados socialistas do Faial terem feito um requerimento ao Governo sobre o andamento das obras do parque de invernagem e reparação naval na cidade da Horta para embarcações, vêm agora os vereadores da oposição levantar de novo o assunto.

Em reunião da Câmara os vereadores do PS tomaram posição, ques…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Mar de Cravos evoca 25 de Abril no Museu da Horta
.
Câmara quer construir 16 apartamentos e 35 lugares para estacionamento na Rua de São João
.
Açores com guia para facilitar a contratação de cidadãos estrangeiros
.
PCP/Açores diz que “reina a confusão” nos transportes aéreos da região
.