22 de Fevereiro de 2023
Segunda fase da variante arranca em agosto
Rui Gonçalves

rui.incentivo@gmail.com
220

“Estamos em processo de adjudicação, com a expetativa que no mês de agosto já possa consignar-se a obra e iniciar-se a mesma, enquadrada em fundos do Plano de Recuperação e Resiliência”, disse o presidente do Governo na Câmara Municipal na semana passada.

Por “razões estratégicas e celeridade no processo”, o Governo dos Açores deu continuidade ao desenho prévio do investimento do PRR designado por “Circuitos Logísticos”, e que diz respeito à rede viária regional dos Açores.

O concurso para a empreitada de construção da segunda fase da Variante à cidade da Horta tem um preço base global de mais de 15 milhões de euros e um prazo de execução de 730 dias, integrando trabalhos de terraplenagens, pavimentações, obras acessórias, drenagem, sinalização rodoviária e iluminação pública, bem como duas obras de arte.

Após a reunião com o Governo Carlos Ferreira afirmou que “foram feitos ajustamentos desde a apresentação inicial, ajustamentos que foram agora objeto de esclarecimento bastante pormenorizado por parte do Governo Regional e o que a Câmara Municipal pretende é que a obra avance rapidamente, e que neste verão possa arrancar efetivamente a realização da obra da segunda fase da Variante à Cidade da Horta”.

Na sessão de apresentação do novo projeto o presidente do Governo Regional dos Açores, acompanhado pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, evidenciou que o projeto passou “de bom a melhor, fruto do diálogo melhor, sem provocar constrangimentos, designadamente ao desenvolvimento de um projeto da Escola Manuel de Arriaga”.

O INCENTIVO publica hoje apenas o fotoplano do projeto a que se refere o presidente do Governo porque foi impedido de participar na sessão, o que não aconteceu com outros órgãos de comunicação social.

No final da reunião José Manuel Bolieiro avançou que neste momento “estamos na fase de expropriação dos terrenos, sendo que a expetativa é que não invalide o decurso normal do processo e que a consignação da obra arranque em agosto deste ano, enquadrada em fundos do PRR”.

A segunda fase da Variante à Cidade da Horta corresponde a uma intervenção de 2,6 Km, num investimento total previsto de 15 milhões de euros.

“Estamos em processo de adjudicação, com a expetativa que no mês de agosto já possa consignar-se a obra e iniciar-se a mesma, enquadrada em fundos do Plano de Recuperação e Resiliência”, disse o presidente do Governo na Câmara Municipal na semana passada.

Por “razões estratégicas e celeridade no process…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Governo não confirma Ilídia Quadrado na Portos dos Açores
.
Governo dos Açores volta a propor aumento de 5% da remuneração complementar
.
Sismo de 2,9 na escala de Richter nas ilhas Pico, Faial e Terceira
.
Bolieiro defende que ilhas europeias “têm de se afirmar como laboratórios do futuro”
.