07 de Fevereiro de 2023
Câmara aposta em novos circuitos de recolha de resíduos
INCENTIVO

Autor do Artigo
90
Novo modelo entrou ontem em vigor

A Câmara Municipal da Horta está a proceder à alteração de um dos principais circuitos de recolha de resíduos indiferenciados, desde ontem.

Esta medida, avança o Vereador Eduardo Pereira em comunicado, “vai permitir dar resposta ao aumento da recolha seletiva de resíduos, que registou um acréscimo de 18% em 2022 face a 2021, rentabilizando dessa forma os meios de recolha”.

Assim, o circuito de recolha do designado “lixo normal”, que se realizava de 2ª a 6ª feira na cidade da Horta a partir das 8h30, passará a realizar-se a partir das 17h até às 22h.

“A alteração teve início ontem, 6 de fevereiro, começando o circuito a ser realizado na zona mais alta da cidade, para evitar o período de maior trânsito na zona baixa, que assim será feita mais tarde”, revelou o responsável municipal pelas áreas do ambiente e resíduos sólidos urbanos.

Eduardo Pereira esclarece, assim, que “a alteração permitirá a disponibilização de mais uma viatura, durante o período diurno, para reforçar a recolha dos ecopontos, nomeadamente das fileiras mais volumosas como o papel/cartão (ecoponto azul) e plástico/metal (ecoponto amarelo), evitando não só situações de sobrelotação dos contentores, como também permitindo a instalação de novos ecopontos já previstos, mas que aguardavam o aumento da capacidade de recolha”.

Atualmente, o Município da Horta já tem 150 ecopontos públicos e um rácio de 96 habitantes por ecoponto, valores de destaque no panorama nacional, adianta o comunicado da Câmara.

A estes ecopontos públicos juntam-se todos os ecopontos instalados em entidades, comércio e serviços.

Apelando à colaboração de todos os munícipes para o bom funcionamento do sistema de recolha de resíduos, Eduardo Pereira salienta que a colocação incorreta de resíduos indiferenciados num contentor de recolha seletiva pode prejudicar a sua recolha para reciclagem, podendo mesmo inviabilizá-la.

“Uma das situações que se tem verificado com mais frequência é a deposição de resíduos indiferenciados nos vidrões. Os vidões não estão trancados para facilitar a colocação do vidro, para que esta não tenha que ser feita garrafa a garrafa e não para que sejam lá depositados resíduos indiferenciados”, refere o vereador.

Por um Faial mais limpo e um ambiente melhor, a Câmara Municipal da Horta apela à separação correta dos resíduos, não prejudicando o trabalho e esforço dos munícipes que separam, bem como de todos os que estão afetos ao sistema de recolha, ao depositar incorretamente os seus resíduos.

O Município continua a disponibilizar conjuntos de sacos ecopontos reutilizáveis para a separação de resíduos em casa, assim como pequenos contentores para a separação dos biorresíduos.

A Câmara Municipal da Horta está a proceder à alteração de um dos principais circuitos de recolha de resíduos indiferenciados, desde ontem.

Esta medida, avança o Vereador Eduardo Pereira em comunicado, “vai permitir dar resposta ao aumento da recolha seletiva de resíduos, que registou um acréscimo de 18% em 2022 face a …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
CUF passa a gerir o único hospital privado dos Açores
.
Reclusos e guardas prisionais em Angra do Heroísmo sem água quente há três semanas
.
Museus mais visitados do mundo com 141 milhões ainda distantes de era pré-covid
.
Lançado concurso público para construção do Parque de Invernagem do Faial
.