03 de Fevereiro de 2023
Escola do Mar elege nova presidente do Conselho de Administração na segunda-feira
Rui Gonçalves

Autor do Artigo
93
Ana Rodrigues é a quarta presidente no mandato do atual Governo

A recente demissão da presidente do Conselho de Administração da Escola do Mar, Ana Simões, leva à reunião da Assembleia Geral da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA), que se realiza na próxima segunda-feira, para a eleição do novo Conselho de Administração.
Ana Rodrigues, que desempenhava até agora as funções de administradora delegada, vai passar a presidir ao Conselho de Administração. 
Os estatutos da Associação foram alterados em dezembro passado. Não se sabe ainda se, na segunda-feira, a Assembleia Geral decidirá de acordo com os novos estatutos ou ainda de acordo com os que estão em vigor, publicados no respetivo site.
Contatada pelo INCENTIVO, a atual administradora delegada disse que, durante o dia de hoje, será efetuado o registo da nova versão dos estatutos, que classificou de outorga. Colocou no entanto a possibilidade da Assembleia Geral não se realizar pelo facto dos novos estatutos não chegarem a tempo.
A Escola do Mar tinha, até agora, um presidente, um administrador delegado e um vogal.
De acordo com os novos estatutos, a escola passará a ter um presidente, um vice-presidente e um vogal. Sendo assim, e de acordo com a informação obtida pelo jornal, a atual administradora delegada, Ana Rodrigues, passará a ser presidente, passando a ser vice-presidente, Nuno Lima. Como vogal manter-se-á Francisco Monteiro da Silva.
Nuno Lima é um faialense, engenheiro naval, que pertence aos quadros da Portos dos Açores.
Com a nova configuração do Conselho de Administração, só depois da Assembleia Geral se ficará a saber se o vice-presidente será remunerado ou não. 
Na atual composição aquele órgão tinha a presidente e a administradora delegada remuneradas.
As alteações aos estatutos inserem-se no ambiente de indefinição que tem caraterizado a vida da Escola do Mar, sobretudo nos últimos tempos. Parece que ninguém sabe o que pretende da Escola, a começar pelo secretário regional do Mar e Pescas, que também já passou pela presidência do Conselho de Administração.
Em declarações ao INCENTIVO Ana Rodrigues disse que estava mais interessada em falar do futuro da Escola, criticando o jornal por não se preocupar em conhecer a atividade daquela instituição.
Recorde-se que, divulgação é o que não tem faltado. Ainda recentemente, no mandato do presidente anterior, André Silva, o semanário Tribuna das Ilhas publicou quatro páginas de publicidade da Escola do Mar, por ocasião do seu aniversário. E o então presidente teve ainda direito a uma entrevista, publicada na mesma edição.
É curioso que, indo agora a Escola para o seu quarto Conselho de Administração, em apenas quatro anos, o Tribuna das ilhas não tenha feito qualquer referência ao assunto na sua edição de sexta-feira passada. Mesmo tendo a administradora executiva distribuído um comunicado sobre o assunto. Mas, sobre esta omissão nada disse Ana Rodrigues ao INCENTIVO. Apenas se queixou de falta de conhecimento público sobre a atividade da Escola.
Aguarda-se agora por segunda-feira para saber o resultado das eleições da Assembleia Geral da ADFMA, caso a mesma se venha a concretizar.
Ana Rodrigues não confirmou ao jornal que será a próxima presidente e também não confirmou que Nuno Lima será o vice-presidente. Admitiu mesmo a hipótese de ser apanhada de surpresa.

A recente demissão da presidente do Conselho de Administração da Escola do Mar, Ana Simões, leva à reunião da Assembleia Geral da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores (ADFMA), que se realiza na próxima segunda-feira, para a eleição do novo Conselho de Administraç&at…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Governo dos Açores defende política “especial” de Bruxelas para as regiões ultraperiféricas
.
Aumento de preços nos transportes acompanha “tendência inflacionista”
.
Tentativas de censura de livros de bibliotecas nos EUA duplicaram em 2022
.
Autoridade Marítima alerta para mau tempo nos Açores
.