01 de Fevereiro de 2023
Novas regras de circulação para o trânsito na cidade da Horta
Rui Gonçalves

Autor do Artigo
169
Alterações na parte alta da cidade a partir de hoje

A cidade da Horta tem novas regras de circulação automóvel a partir de hoje.
As alterações verificam-se na zona alta da cidade.
Na sequência da alteração recentemente introduzida na Rua Conselheiro Terra Pinheiro, em que o trânsito passou a circular, em sentido único, de sul para norte, a partir do triângulo no cimo da Rua Príncipe Alberto do Mónaco, o mesmo sentido foi agora estendido até ao início da Vista Alegre.
Assim, as viaturas que entram na cidade de sul para norte pela Terra Pinheiro, passando pela Rua Ilha do Pico, podem continuar até à Ladeira da Paiva no final da Rua de São João.
Há no entanto um troço que mantém os dois sentidos, entre a Canada das Dutras e a Calçada Major Ávila, ao lado do edifício da Câmara. A Rua de São João passa a ter um só sentido.
O troço de dois sentidos está compreendido entre a Canada das Dutras e o chamado passal da Matriz, residência do pároco, que é toda a Rua Médico Avelar.
A alteração, explica a Câmara, foi motivada principalmente para facilitar o acesso das viaturas dos Bombeiros à zona norte da ilha.
A interrupção no sentido sul-norte, ao cimo da Rua Cônsul Dabney, deixa portanto de existir.
Também a Rua Dr. Melo e Simas passa a ter circulação apenas no sentido ascendente.
As viaturas são obrigadas a observar o sinal de STOP no cimo da Dr. Melo e Simas e da Rua Dr. Freitas Pimentel, onde só podem virar à direita. No cimo da Rua Eduardo Bulcão mantém-se a situação atual, sem sinal de STOP.
Estas alterações, segundo declarou à RTP Açores o vice presidente da Câmara, resultam de uma ideia que já tem algum tempo e que foi agora estudada e teve a concordância da comissão de trânsito.
A alteração está sobretudo relacionada com o acesso das viaturas dos Bombeiros à zona norte da ilha, mas também pretende retirar trânsito aos semáforos do Príncipe Alberto Mónaco. Quem pretender deslocar-se de norte para sul deve agora utilizar a baixa da cidade.
Sobre as travessas que ligam a baixa da cidade à zona alta, o critério é a alternância, explicou o vice presidente da Câmara à RTP Açores. Os automobilistas têm uma rua para subir e outra para descer, sucessiva e alternadamente, disse Carlos Morais.
Quanto ao estacionamento fica tudo como está. Mantêm-se os lugares de estacionamento entre o entroncamento da Canada das Dutras e o entroncamento com a Rua Marcelino Lima, junto ao Hotel Horta, e o estacionamento na Rua de São João, do lado da terra, entre a Antena Nove e o passal da Matriz.
Este novo ordenamento do trânsito promovido pela Câmara Municipal vai estar sujeito a observação. Carlos Morais admite a possibilidade de alguns ajustes, caso se venham a revelar necessários.
Uma das situações já existentes e que suscita dúvidas é não ser colocado o sinal de STOP ao cimo da Rua Eduardo Bulcão, conhecida por Rua do Sporting. Uma vez que as outras duas ruas em sentido ascendente, a Rua Dr. Melo e Simas e a Rua Dr. Freitas Pimentel obrigam ao STOP, não se compreende por que razão não é aplicado o mesmo critério à Rua Eduardo Bulcão.
Aceitando que o espírito da alteração visa facilitar o trânsito fluido desde o triângulo da Rua Conselheiro Terra Pinheiro até ao início da Vista Alegre, o sinal de STOP ao cimo da Eduardo Bulcão, para quem vem no sentido sul-norte, parece prejudicar esse percurso.
A partir de hoje, é importante que os automobilistas tomem atenção aos sinais de trânsito colocados nas vias, a fim de serem evitados acidentes por falta de habituação às novas regras de circulação naquela zona da cidade.

A cidade da Horta tem novas regras de circulação automóvel a partir de hoje.
As alterações verificam-se na zona alta da cidade.
Na sequência da alteração recentemente introduzida na Rua Conselheiro Terra Pinheiro, em que o trânsito passou a circular, em sentido único, de sul para norte, a partir do triângulo no …





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
PCP/Açores diz que “reina a confusão” nos transportes aéreos da região
.
Sismo de 2,9 na escala de Richter nas ilhas Pico, Faial e Terceira
.
Governo não confirma Ilídia Quadrado na Portos dos Açores
.
Dezasseis viagens canceladas devido à greve na semana passada
.