30 de Janeiro de 2023
Cartilha de Sustentabilidade alargada a todos os setores
Lusa

Autor do Artigo
78
Compromisso era apenas alavancado pelo setor do turismo

O novo modelo da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, sexta-feira apresentado, alarga o leque de entidades subscritoras e todos os departamentos governamentais assumem este desígnio, deixando de ser um compromisso apenas alavancado pelo turismo.

Na apresentação do novo modelo, o presidente do Governo Regional sublinhou que os Açores “têm este reconhecimento” de sustentabilidade, mas o arquipélago açoriano quer ser “verdadeiro exemplo”.

José Manuel Bolieiro destacou “a qualidade e os bons resultados adquiridos” nos primeiros cinco anos de funcionamento da Cartilha, com “uma forte adesão de entidades subscritoras” e que “ajudou a gerar um paradigma de comportamento pela sustentabilidade”, nas empresas e nas componentes ambiental e económica e na certificação dos Açores como “o primeiro e único arquipélago do mundo com certificação internacional de destino sustentável”.

“A experiência adquirida permite-nos ganhar novas ambições”, sublinhou o chefe do executivo açoriano.

Bolieiro lembrou que a primeira versão da Cartilha foi muito mais dedicada à questão turística, mas que o novo modelo visa afirmar uma liderança do destino Açores na sustentabilidade “pelo exemplo e não apenas pela palavra”.

“O Governo, e em todas as suas áreas, compromete-se com esta estratégia do desenvolvimento e com a própria Cartilha da Sustentabilidade”, disse.

Além de destacar a adesão conjunta dos autarcas dos Açores, através da Associação de Municípios, a uma nova versão avançada da plataforma da sustentabilidade, o presidente do Governo Regional assegurou que “todos os departamentos do Governo” também assumem este desígnio da sustentabilidade.

“O Governo assume este desígnio. Não apenas um departamento, mas em todas as áreas, para esta estratégia de sustentabilidade”, vincou.

Além disso o novo modelo aposta também na criação de eventos que ajudem a formar literacia e sensibilidade da população para além das próprias entidades subscritoras, adiantou ainda José Manuel Bolieiro, em declarações aos jornalistas.

Neste sentido, o presidente do Governo açoriano anunciou a realizaçao de um evento regional sobre o tema “Alimentos Reais, Preços Reais”, um projeto que pretende aumentar a literacia dos agricultores e da população em geral em produção e consumo sustentáveis.

“Não temos uma economia carbonizada, mas podemos ainda dar sinais do valor de uma economia descarbonizada e queremos ser um exemplo e, finalmente, porque queremos ser parceiros enquanto estratégia do poder local”, acrescentou.

Criada em 2017, a Cartilha da Sustentabilidade, iniciativa do Governo açoriano, agrega os setores público, privado e associativo para acelerar a adoção dos princípios de desenvolvimento sustentável no arquipélago.

Carolina Mendonça, coordenadora da Estrutura de Sustentabilidade do Destino Turístico Açores (DMO), explicou que esta nova versão da Cartilha de Sustentabilidade extravasa as entidades aderentes, além da área do turismo.

A Cartilha nasceu em 2017 com 41 entidades subscritoras e conta atualmente com mais de 250 adesões.

“Temos entidades dos mais diversos setores e com dimensões muito diferentes. Este novo modelo pretende estar cada vez mais alinhado com as reais necessidades das entidades subscritoras que são entidades que vão muito para além do turismo”, referiu Carolina Mendonça, aos jornalistas.

Segundo disse, sao subscritores do novo modelo, entidades públicas, privadas e organizações não governamentais e todas “podem aderir voluntariamente à Cartilha”.

“Estamos aqui a apoiar todas as entidades para darem os primeiros passos do reporte da sustentabilidade”, salientou a responsável.

“[Isto] vai fazer com que se tornem muito mais resilientes e competitivas num mercado em que elas vão necessitar de mostrar esta transparência aos investidores”, realçou ainda. 

O novo modelo da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, sexta-feira apresentado, alarga o leque de entidades subscritoras e todos os departamentos governamentais assumem este desígnio, deixando de ser um compromisso apenas alavancado pelo turismo.

Na apresentação do novo modelo, o presidente do Governo Regional sublinhou que os Açores “tê…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Bearsu Nature traz um novo conceito de campismo à Praia do Almoxarife
.
Dezasseis viagens canceladas devido à greve na semana passada
.
Resgatado passageiro de navio ao largo dos Açores
.
Escolas profissionais dos Açores com 48 cursos no próximo ano letivo
.