27 de Janeiro de 2023
Programa Blue Azores debate a revisão da rede de Áreas Marinhas Protegidas dos Açores
Lusa

Autor do Artigo
68

O Programa Blue Azores, liderado pelo Governo Regional e centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, vai estar na ilha de Santa Maria para iniciar o processo participativo direcionado às áreas costeiras do arquipélago (da linha de costa até às seis milhas náuticas), etapa crucial que contará, uma vez mais, com o contributo das várias partes interessadas, dando mais um passo para o objetivo da Estratégia Europeia para a Biodiversidade 2030, de proteger 30% do Mar dos Açores.

Neste primeiro encontro, serão apresentadas também as principais conclusões dos Questionários para o Mapeamento dos Usos do Oceano local, realizados ao longo de 2022, e através dos quais foram indicadas e classificadas, por grau de importância, as zonas costeiras do oceano mais utilizadas e valorizadas, tais como áreas de pesca, atividades lúdicas, desporto e turismo.

Este Processo Participativo será realizado, ao longo de 2023, em todas as ilhas do arquipélago, estando previstas várias reuniões por ilha, para a definição, em regime de cocriação, das áreas costeiras que integrarão a nova rede de áreas marinhas protegidas dos Açores. Pretende-se que os utilizadores do mar costeiro estejam envolvidos neste processo desde o seu início, de forma representativa, através das associações e instituições que existam em cada ilha.

O Programa Blue Azores visa proteger, promover e valorizar o capital natural do mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, em colaboração com a Universidade dos Açores.

O Programa Blue Azores, liderado pelo Governo Regional e centrado na conservação e no uso sustentável dos recursos marinhos, vai estar na ilha de Santa Maria para iniciar o processo participativo direcionado às áreas costeiras do arquipélago (da linha de costa até às seis milhas náuticas), etapa crucial que contará, uma vez m…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Política colonial portuguesa foi diferente das outras
.
Açores com guia para facilitar a contratação de cidadãos estrangeiros
.
Vereadores do PS manifestam preocupação pela redução do estacionamento na Rua de São João
.
CDS denuncia situações irregulares no parque habitacional do Faial
.