26 de Janeiro de 2023
CUF notifica Concorrência da compra do Hospital Internacional dos Açores
Lusa

Autor do Artigo
59

A ‘estreia’ da CUF nos Açores, através da compra do controlo exclusivo do único hospital privado no arquipélago, na Lagoa, ilha de São Miguel, foi notificada à Autoridade da Concorrência (AdC), segundo anúncio publicado.

A operação de concentração notificada consiste na compra do Hospital Internacional dos Açores (HIA), inaugurado em março de 2021, pela CUF - Sociedade Gestora de Participações Sociais que detém atualmente 10 hospitais, nove clínicas e um instituto.

O ‘acordo de princípio’ para o negócio foi divulgado, em comunicado, em meados de outubro do ano passado, sem avançar o montante financeiro envolvido na aquisição do HIA.

Nesse documento, os acionistas do HIA destacavam a compra como “uma mais-valia para o projeto”, por alargar a capacidade instalada e a diferenciação clínica na Região Autónoma dos Açores, salientando ainda a “estratégia inicial do hospital, que conta já com uma existência de dois anos no mercado, aliada a uma capacidade instalada diferenciada e uma oferta global de excelência a experiência e dimensão da CUF no mercado nacional”.

No aviso do regulador da concorrência, a CUF é descrita como uma sociedade integrada no Grupo CUF, que compreende um conjunto de empresas que operam na área da prestação de cuidados de saúde e atividades complementares.

Atualmente, a rede CUF compreende 10 hospitais, nove clínicas e um instituto, em Lisboa, Porto, Almada, Oeiras, Cascais, Sintra, Mafra, Montijo, Torres Vedras, Santarém, Coimbra, Viseu, São João da Madeira e Matosinhos.

Já a HIA é a empresa que explora o Hospital Internacional dos Açores, uma unidade hospitalar privada que presta serviços de saúde, desde consultas a serviços de cirurgia, em diversas especialidades médicas, em regime de ambulatório e de internamento, cuidados intensivos, maternidade, assim como serviços de imagiologia e de anatomia patológica, entre outros.

O primeiro hospital privado dos Açores foi inaugurado em 8 de março de 2021, num investimento de 40 milhões de euros que visava evitar a deslocação ao continente de doentes do Serviço Regional de Saúde.

Na altura, na cerimónia de inauguração, o presidente do Conselho de Administração do HIA, Luís Farinha, referiu que a nova unidade apresentava mais de 40 especialidades, algumas das quais não existentes nos Açores, e pretendia oferecer aos seus clientes “cuidados de saúde de excelência”, estando dotado de 50 consultórios, 96 camas e cinco blocos operatórios.

Neste momento, existem nos Açores apenas três hospitais, todos afetos ao Serviço Regional de Saúde, um dos quais em Ponta Delgada, outro em Angra do Heroísmo e outro na Horta, na ilha do Faial.

A ‘estreia’ da CUF nos Açores, através da compra do controlo exclusivo do único hospital privado no arquipélago, na Lagoa, ilha de São Miguel, foi notificada à Autoridade da Concorrência (AdC), segundo anúncio publicado.

A operação de concentração notificada consiste na compra do Hospital Inte…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Edifício e Museu do Parlamento Regional abertos ao público no dia 25 de Abril
.
Empresa Portos dos Açores passa de lucro a prejuízo de 1,5 ME em 2023
.
Vasco Cordeiro diz que não será recandidato à liderança do PS/Açores
.
Governo não confirma Ilídia Quadrado na Portos dos Açores
.