23 de Janeiro de 2023
Madeira não confia nos dados do INE que indicam aumento do risco de pobreza
Lusa

Autor do Artigo
100

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse não confiar nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que apontam para um aumento de 1,7 pontos percentuais do risco de pobreza na região autónoma em 2021.

“Não confio nada nesses dados”, declarou o governante madeirense, para logo acrescentar: “É uma análise que não leva em linha de conta aquilo que são as consequências que nós herdámos da Madeira antiga e não reflete aquilo que é o mercado e a sociedade ativa na Madeira”.

O líder do executivo, de coligação PSD/CDS-PP, considera que a situação do arquipélago antes da autonomia, com reformas “baixíssimas” e pessoas a viver “muito mal”, surge agora nos dados estatísticos “como se fosse generalista”, quando, segundo disse, “isso não reflete a realidade da sociedade”.

O Instituto Nacional de Estatística revelou que, de acordo com o Inquérito às Condições de Vida e Rendimentos, o número de pessoas em risco de pobreza era de 16,4% em 2021, menos dois pontos percentuais (p.p.) do que em 2020, tendo, no entanto, aumentado na região do Algarve (mais 0,5 p.p.) e nas regiões autónomas (mais 3,2 p.p. na Região Autónoma dos Açores e mais 1,7 p.p. na Região Autónoma da Madeira).

“Enquanto a taxa de risco de pobreza na Área Metropolitana de Lisboa era substancialmente inferior ao valor nacional - 10,4%, ou seja, menos 6,0 p.p. do que a taxa de risco de pobreza nacional -, o Algarve e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira registavam taxas de risco de pobreza de 22,1%, 25,1% e 25,9%, respetivamente, bastante superiores ao valor nacional”, segundo os dados.

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, disse não confiar nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que apontam para um aumento de 1,7 pontos percentuais do risco de pobreza na região autónoma em 2021.

“Não confio nada nesses dados”, declarou o governante madeirense, para logo acrescentar: “É uma an&a…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.
Pode tornar-se assinante por apenas 7€ por mês.

Contacte-nos através: 292 292 815 ou jornalincentivo@gmail.com.




Outras Notícias
Resgatados três tripulantes de veleiro ao largo dos Açores
.
Hotelaria açoriana regista quebras nas dormidas na Páscoa
.
Empresários dos Açores "torcem o nariz" à semana de trabalho de quatro dias
.
Iates abandonam o porto devido à agitação marítima
.