23 de Janeiro de 2023
Centenas de papagaios-do-mar dão à costa em Peniche
Lusa

Autor do Artigo
25

Centenas de papagaios-do-mar estão a dar à costa mortos ou doentes na zona de Peniche, confirmou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), apontando como causa a dificuldade de se alimentarem devido ao mau tempo.

O comandante da Capitania de Peniche, Artur Simas Silva, disse à agência Lusa que “algumas centenas” papagaios-do-mar têm aparecido “mortos e outros maltratados” em praias do concelho de Peniche, no distrito de Leiria, tendo contactado o ICNF.

Questionado pela agência Lusa, o ICNF confirmou que, desde há uma semana, têm dado à costa “algumas centenas” de papagaios-do-mar, entre os concelhos da Lourinhã (distrito de Lisboa) e Peniche.

“Os papagaios do mar que têm arrojado estão bastante magros, pelo que se suspeita que os fortes temporais dos últimos dias poderão ter impedido as aves de se alimentarem normalmente”, adiantou o ICNF.

Ainda segundo o instituto, os vigilantes do ICNF têm percorrido as praias da região Oeste para recolher “todas as aves que ainda se encontram vivas e debilitadas” e efetuar o levantamento dos papagaios-do-mar mortos.

De acordo com o “Atlas das Aves Marinhas de Portugal” ‘online’, o papagaio-do-mar é uma espécie exclusiva do Atlântico Norte e pode aparecer acidentalmente nos Açores e Madeira e atravessar, enquanto migrante, a costa portuguesa nos meses de inverno.

Segundo é referido naquele ‘site’, a espécie está em “declínio moderado” pela redução da natalidade, devido às alterações climáticas, capturas acidentais em redes de pesca ou contaminação por hidrocarbonetos.

Centenas de papagaios-do-mar estão a dar à costa mortos ou doentes na zona de Peniche, confirmou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), apontando como causa a dificuldade de se alimentarem devido ao mau tempo.

O comandante da Capitania de Peniche, Artur Simas Silva, disse à agência Lusa que “algumas centenas” p…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Romance escrito há 90 anos satiriza preconceito racial e imagina mudança de cor da pele
.
PS/Açores questiona Governo sobre avião que faz ligações ao Corvo
.
Provedora do Animal quer solução legal para maus-tratos
.
CUF notifica Concorrência da compra do Hospital Internacional dos Açores
.