19 de Janeiro de 2023
Agência Espacial Europeia vai investir 4ME em Santa Maria
Lusa

Autor do Artigo
24

A Agência Espacial Europeia (ESA) vai investir cerca de quatro milhões de euros no teleporto da ilha de Santa Maria, nos Açores, anunciou a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

“Há um investimento que está calculado no âmbito dos vários programas que vão ser financiados através do investimento que o Estado português fez na ESA e que a ESA vai reinvestir aqui em Santa Maria. Temos já previsto um investimento de quatro milhões neste teleporto”, afirmou Elvira Fortunato aos jornalistas após uma visita ao teleporto espacial de Santa Maria, infraestrutura que inclui uma estação da Agência Espacial Europeia.

A ministra realçou que o acordo entre Portugal e a ESA para a exploração daquela estação europeia foi prolongado por mais cinco anos.

“Acordamos investir 115 milhões de euros para os próximos cinco anos, o que foi o maior investimento que o Estado português alguma fez na ESA. Os Açores são uma peça fundamental nesta área”, reforçou.

A 23 de novembro foi anunciado que o orçamento da Agência Espacial Europeia para os próximos três a cinco anos totaliza cerca de 17 mil milhões de euros, com Portugal a contribuir com 0,68% das verbas (quase 115 milhões de euros).

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou a manutenção da estação da ESA em Santa Maria e considerou que a região está no “bom caminho” para atingir a “meta” de ter um porto espacial na ilha.

“Estamos a tratar do futuro com base na capacidade instalada para criarmos sinergias entre o Governo dos Açores, o Governo da República e a autarquia para potenciarmos investimento. A extensão do contrato com a ESA já é um ótimo sinal, mas estamos a preparar um verdadeiro ecossistema espacial para os Açores”, vincou.

Esta semana, integrada na visita da titular da pasta da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior à ilha de Santa Maria, foi assinada a escritura da concessão de um terreno para a instalação do Centro Tecnológico Espacial, entre o município de Vila de Porto e a Agência Espacial Portuguesa (PT Space).

Para a ministra, a instalação daquele centro vai “criar sinergias” para o “desenvolvimento de um ecossistema espacial” na ilha açoriana, uma vez que vai “agregar várias capacidades que serão instaladas já este ano”.

O presidente da PT Space, Ricardo Conde, reiterou as potencialidades de Santa Maria para acolher voos hipersónicos e lançar voos suborbitais.

“Estamos a trabalhar institucionalmente e ao nível do que são as oportunidades comerciais para fazermos de Santa Maria um ponto de acesso orbital do Espaço. São esses processos que levam tempo”, acrescentou Conde.

A Agência Espacial Europeia (ESA) vai investir cerca de quatro milhões de euros no teleporto da ilha de Santa Maria, nos Açores, anunciou a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

“Há um investimento que está calculado no âmbito dos vários programas que vão ser financiados através do in…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Governo empenhado em acelerar fundos para a indústria conserveira
.
Passageiros desembarcados nos portos dos Açores aumentam 13,2%
.
Deputado independente nos Açores arguido em processo de calúnia
.
Novas regras de circulação para o trânsito na cidade da Horta
.