A celebra&cce"/> Jornal Incentivo - D. Armando Esteves Domingues entra na diocese este domingo




10 de Janeiro de 2023
D. Armando Esteves Domingues entra na diocese este domingo
Igreja Açores

Autor do Artigo
32
Estarão presentes 17 bispos portugueses

A celebração tem lugar na Sé e conta com a participação de bispos e presbíteros do continente e da diocese de Angra

Ao todo esperam-se 17 bispos, entre eles o metropolita da província eclesiástica de Lisboa, a que pertence a diocese de Angra, D. Manuel Clemente, patriarca da capital e D. José Ornelas Carvalho presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa e bispo da diocese de Leiria-Fátima nas cerimónias de entrada do novo bispo de Angra, que se realizam no próximo dia 15 de janeiro, a partir das 16h00. Marcam presença igualmente vários sacerdotes das dioceses de Viseu, Porto, Portalegre-Castelo Branco, dioceses ligadas ao nascimento de D. Armando Esteves Domingues e ao seu ministério como sacerdote no caso de Viseu e como bispo, no que respeita ao Porto onde nos últimos quatros foi bispo auxiliar.

Também é esperada a participação de muitos presbíteros açorianos. Todas as ouvidorias foram convidadas a fazer-se representar na celebração da Sé, agendada para as 17h00 para a qual está convidado todo o povo de Deus, no qual se inscrevem diretores dos serviços diocesanos e fundações diocesanas bem como membros dos conselhos económico e pastoral diocesano, embora tenham sido dissolvidos com a saída do anterior bispo. Também são esperados leigos e religiosos consagrados que servem nesta diocese insular que este ano completou 488 anos.

As celebrações arrancam às 16h00, junto à igreja da Misericórdia, na cidade património, tal como aconteceu com todos os bispos diocesanos, o último dos quais, D. António de Sousa Braga. Com D. João Lavrador foi diferente, uma vez que quando tomou posse da diocese já era bispo coadjutor. O cortejo seguirá pela Rua Direita e depois pela Rua da Sé, até à Catedral. A partir daí decorrerá a celebração religiosa que terá transmissão em direto na RTP Açores e no sítio Igreja Açores, na página do Facebook.

D. Armando Esteves Domingues é o quadragésimo bispo de Angra. Foi nomeado pelo Papa Francisco a 4 de novembro, um dia depois do aniversário de constituição da diocese e na primeira mensagem ao povo de Deus nesta Igreja Particular, que já considerou como a mais bela de todas, sublinhou a importância de caminhar com todos: sacerdotes, religiosos, famílias e leigos.

D. Armando Esteves Domingues nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco; em outubro de 1967 entrou no Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres, tendo concluído os estudos no Seminário Maior de Viseu em 1980.

De junho de 1980 a outubro de 1981 fez um ano de experiência pastoral junto do Centro Mundial de espiritualidade e de teologia do Movimento dos Focolares, em Grottaferrata (Itália), com especial foco na pastoral juvenil e vocacional.

Foi ordenado padre a 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu, onde desempenhou funções como pároco, professor de Educação Moral e Religiosa Católica, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.

O novo bispo de Angra foi ainda capelão militar da Força Aérea Portuguesa e esteve ligado a várias iniciativas ligadas à inclusão social, ao combate ao desemprego, à recuperação de dependências e à habitação.

Em Viseu, integrou vários organismos diocesanos, tendo sido ecónomo e vigário-geral, antes da sua nomeação episcopal, a 27 de outubro de 2018 como auxiliar da Diocese do Porto; foi ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018, na Catedral de Viseu.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves Domingues preside à Comissão Missão e Nova Evangelização. 

A celebração tem lugar na Sé e conta com a participação de bispos e presbíteros do continente e da diocese de Angra

Ao todo esperam-se 17 bispos, entre eles o metropolita da província eclesi&…





Para continuar a ler o artigo torne-se assinante ou inicie sessão.


Contacte-nos através: 292 292 815.




Outras Notícias
Anafre alerta para desequilíbrios na distribuição do IVA turístico
.
Prestação da casa sobe quase 200 euros para créditos de 150 mil euros a seis meses
.
Cartilha de Sustentabilidade alargada a todos os setores
.
PPM quer navio mais pequeno a operar nas Lajes das Flores
.